De Lei

Consultora jurídica de imagem investe no meio artístico baiano

A advogada Juliana Salema já atendeu importantes artistas globais
Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

A advogada Juliana Salema é consultora jurídica de imagem de conhecidos artistas da Rede Globo de Televisão. De olho no conceituado mercado artístico baiano, ela agora mantém empresa própria em Salvador, o Escritório Salema Advocacia e Consultoria. Na capital baiana, onde já atende clientes como o Teatro Jorge Amado, procura conscientizar principalmente sobre a importância do profissionalismo na área do entretenimento.

“Salvador respira arte, cultura e entretenimento, mas não tem o que chamamos de mínimo de segurança jurídica. Muitas vezes é feito de boca ou na ‘parceria’, e isso tem várias consequências, não apenas a inadimplência do pagamento ou uso indevido da imagem”, explica.

A advogada chama a atenção para o potencial do comércio de imagem dos artistas atrelados às marcas e como pode beneficiar ambos quando o trâmite é feito corretamente. “Quando falamos sobre associação do artista com a marca, falamos de identificação e credibilidade do produto. Não são raras as propostas de campanhas recusadas por agências que julgam não ser do perfil do artista. Por isso a conscientização e adequação da marca com a imagem vendida são tão importantes”, diz Salema.

Formação

Especialista em Direito Contratual, do Entretenimento, Artístico e de Imagem, com formação pela universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e curso de propriedade intelectual e em negociação por Michigan, Juliana Salema já trabalhou com importantes artistas e agências como o casal Bruno Gagliasso e Giovana Ewbank (Decolar, Grendene, Neutrogena), Dani Suzuki (TIM), Felipe Tito (FIAT), Arthur Aguiar, Fernanda Paes Leme, Henry Castelli, Camila Morgardo, entre outros.

Entre seus clientes atuais estão o Teatro Jorge Amado (BA), a Produtora Dialética Filmes (RJ), Máfia Entretenimento (RJ), Barra Surf Club (RJ), Spark (SP). Ela também presta consultoria contratual artística para celebridades, como os atores Guilherme Leicam, Guilherme Lobo, Bruna Altieri e a apresentadora e jornalista Nadja Haddad. Em seu currículo consta  ainda a presidência da comissão de Direito do Entretenimento e Propriedade Intelectual da OAB da Barra da Tijuca/RJ e a prestação de consultoria na elaboração de inúmeros contratos de longa-metragem, curta-metragem, publicidade e shows de artistas de renome nacional.

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O acontece de interessante na Bahia, cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda e entretenimento. E muito mais!!

Faça um comentário