Agenda

Dois de Julho é tema de exposição

Cidade de Cachoeira
Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

O Dois de Julho, data da entrada triunfal das tropas libertadoras brasileiras na tomada da capital baiana dos portugueses (em 1823), é o tema da nova exposição que a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Dimus/Ipac) faz em parceria com a CCR Metrô Bahia. A mostra Salve o Dois de Julho: Memórias da Independência da Bahia fica em cartaz na Estação Pirajá do Metrô, de 1º a 9 de julho.

 A exposição é composta por 20 painéis que contam a história da data magna da Bahia, através de fotos e postais do acervo do Museu Tempostal do Ipac; e referências do livro História da Bahia, do historiador baiano Luís Henrique Dias Tavares. Nos painéis, o público conhece mais sobre os acontecimentos e roteiro que reúne localidades como o bairro de Pirajá, antiga estrada das Boiadas – atual Avenida Lima e Silva – e da Lapinha.

 Um dos destaques é o bairro de Pirajá, um dos mais antigos de Salvador. Surgido a partir de engenhos de açúcar e das missões jesuíticas instaladas na Bahia no período da colonização, o bairro foi palco da principal batalha travada entre os soldados brasileiros e o exército português. A batalha aconteceu em 8 de novembro de 1822, durou oito horas e envolveu cerca de quatro mil homens na área de Cabrito – Campinas – Pirajá, sendo considerada a mais alta demonstração da resistência brasileira ao longo da campanha militar pela independência.

POLÍTICA PÚBLICA – A parceria com a CCR Metrô Bahia foi construída desde ano passado (2016) pelo diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira, estimulando a política pública para os museus. “É fundamental mostrar os ricos acervos dos museus do Ipac em outros locais e convidar a população a conhecê-los”, explica João Carlos. Segundo ele, o Cortejo 2 de Julho é Patrimônio da Bahia por Decreto 10.179/06 e via dossiê do Ipac. “Os bens culturais imateriais, como o Dois de Julho asseguram a memória de um povo, sua história e cultura”, diz o diretor.

 

Serviço: Exposição “Salve o Dois de Julho: Memórias da Independência da Bahia”

Onde: Estação Pirajá de Metrô

Visitação: de 1º a 9 de julho de 2017

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O acontece de interessante na Bahia, cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda e entretenimento. E muito mais!!

Faça um comentário