Sintonizados

Espaço Musical leva a criança para o mundo da arte

IMG-20170901-WA0007_resized
Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

Em cinco anos de atuação, o projeto Espaço Musical tornou-se referência na arte de ensinar música para crianças na Bahia. Desde 2012, a iniciativa vem familiarizando o público infantil com o universo musical de forma lúdica e educativa, seja com aulas de Musicalização ou com o ensino de um instrumento.  E o sucesso é tão grande que hoje o projeto já está expandindo suas atividades, oferecendo Musicalização também para gestantes e pessoas da terceira idade (a partir de 60 anos). Mantém um canal no youtube (https://youtu.be/4Oct3ZV-yow), atende a uma clientela em condomínios dos principais bairros da cidade  e apresenta-se em eventos e espetáculos em escolas e instituições diversas.

O Espaço Musical traz a música literalmente no sangue. Seu idealizador e fundador, Gabriel Macedo, é neto de ninguém menos que o inventor do trio elétrico e da guitarra baiana, o saudoso Osmar. Tudo começou quando Gabriel, bacharel em Violão e em Licenciatura pela Ufba, foi convidado pela diretora da escola infantil Lua Nova para dar aula aos sábados às crianças. Logo as aulas chegaram também aos condomínios, como uma forma de oferecer um serviço diferenciado e com segurança às mães e bebês. Ele foi pioneiro em aulas de Musicalização – processo de construção do conhecimento musical com o objetivo de despertar e desenvolver o gosto pela música – nestes espaços, proporcionando ao mesmo tempo uma forma de fortalecer o vínculo entre a criança e o acompanhante por meio da música.

As aulas acontecem uma vez por semana e tem duração aproximada de 40 a 45 minutos. O projeto oferece aula de Musicalização para bebês a partir de três meses até crianças de oito anos e aulas de instrumento específico – violão, teclado, violino, bateria ou guitarra – para crianças de 9 a 12 anos.

O ensino é feito a partir de contratos semestrais, sendo que a cada semestre é eleito um tema, com o objetivo de valorizar as raízes e a cultura do país. Normalmente, trabalha-se com um tema ligado à literatura no primeiro semestre e ligado a um compositor, no segundo. Em 2017, o tema escolhido para o primeiro semestre foi o álbum A Arca de Noé, com canções do poeta e compositor Vinicius de Moraes. Já no segundo, o homenageado é o cantor e compositor Gilberto Gil.

“Em cada aula contamos uma história”, diz Gabriel. “Fizemos o poema de Vinícius e trabalhamos o lúdico através de inúmeros materiais didáticos e  instrumentos musicais”.

A cada aula o Espaço Musical faz avaliações processuais com o foco no desenvolvimento musical da criança. “Criamos um meio de enviar feedbacks aos pais, enviamos as fotos das aulas nos grupos de whatsapp que formamos pra cada turma para que os responsáveis, que não possam estar presentes na hora da aula, possam acompanhar suas crianças”, informa o músico. “Enviamos também os conteúdos trabalhados nas aulas nos grupos”, acrescenta.

Outras atividades e experiências

Em parceria com a atriz Caroline de Jesus, Gabriel Macedo também atua na área de eventos. Começou com a Oficina de Musicalização em aniversários já em 2012. Hoje, além deste serviço, oferece os seguintes: Espaço Arte; Receptivo com Emoção; Shows Interativos; Voz & Violão Sensação; Fotografia &/Ou Filmagem Cinematográfica; Vídeo Convite; Teatro de Fantoches Incríveis; Sonorização Sucesso; Cineminha Legal; Contação de História/Incentivo à Leitura; História Cantada; Shows Instrumentais; Bailinho de Carnaval e Espaço Baby Musical.

Entre suas experiências, junto com a atriz Caroline de Jesus, já abriu os espetáculos de final de ano das Ebatecas (Pituba e Cabula), fez shows para escolas como Girassol, Colina dos Sonhos e Miró e para os shoppings Paseo, Barra e Salvador. De 22 a 25 de agosto, abriu os shows fechados da Bia Bedran e sua banda Cabeça de Vento, no Teatro Jorge Amado.

O Espaço Musical também participou da Flicaixinha em Cachoeira, em 2014, e em Salvador, em 2017, e do projeto Boa Praça. Além disso, produz seus próprios eventos, normalmente no final de cada semestre, em algum teatro da cidade.

O projeto possui ainda parceria fixa com eventos em prol da família e saúde, como Mamaço Salvador, Amamente Bem, Guia da Maternidade, Maternare, revista Meu Bebê, Club Pinguinho, SOS Grávidos, Oficina Materno-Infantil, Momento Materno e o projeto Abraço à Microcefalia. O Espaço Musical entrou como apoiador oficial do espetáculo Os Irmãos Macedo – Carnaval – Música – Revolução na temporada de agosto, no Teatro Sesc Casa do Comércio.

Hoje a iniciativa de Gabriel Macedo se situa entre as mais conceituadas na área de ensino musical no Brasil e mantém um grande número de parceiros: Ebateca (Paseo, Pituba e Cabula), Ballet Helena Palma (Vila Laura, Costa Azul e Stella Maris), Ballet Teresa Cintra, Espaço Recriar (Piatã), Creche Arte Criança (Pituba), Salão Miau (Shopping Barra e Salvador Shopping), Teatro Molière (Ladeira da Barra), Growup Sport, Loja BBZen e Fisgest (Clínica de Fisioterapia/Pilates Max Center).

O instagram do projeto, @espacomusical, tem 2.779 seguidores e a página no facebook, @venhaserfeliznoespacomusical, tem quase 28 mil.

 

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O acontece de interessante na Bahia, cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda e entretenimento. E muito mais!!

Faça um comentário