Cozinha sem segredos Sintonizados

Felipe Bronze elege maçã para Desafio Gastronômico

Felipe Bronze
Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

Crédito da foto: Tomás Rangel

 

 

Tão presente no imaginário popular e na mesa dos brasileiros, a maçã foi o ingrediente escolhido por Felipe Bronze como tema da segunda edição do Desafio Gastronômico. O evento, realizado pelo Salvador Shopping, ganha lançamento oficial com uma aula-show do chef no dia 6 de julho, exclusiva para convidados.

 Até o dia 31, o público acompanha uma disputa envolvendo 35 operações de alimentação do empreendimento, que receberam a missão de criar receitas exclusivas tendo a fruta como protagonista. “É um ingrediente acessível e extremamente versátil, porque é possível preparar receitas doces ou salgadas”, estimula Bronze.

 VOTAÇÃO

Os pratos serão avaliados através de votação do público e de um júri especializado, que levarão em consideração o sabor e a apresentação, em três segmentos: Restaurante com Serviço; Café/Chá/Doceria/Sorveteria; e Restaurante Express.

No momento da compra, o cliente receberá uma cédula, que deverá ser preenchida e depositada nas urnas até o dia 31 de julho. Aqueles que participarem da ação, além de ajudar a escolher os vencedores, ainda concorrem a dez cartões de compras no valor de R$ 1 mil cada. O sorteio será realizado no dia 4 de agosto.

Após a apuração, os três pratos que obtiverem as maiores notas em cada categoria passarão pelo crivo do próprio Felipe Bronze, que retornará a Salvador exclusivamente para degustar os nove finalistas e escolher o vencedor de cada categoria. Os campeões serão conhecidos também no dia 4 de agosto e serão contemplados com cartões de compra no valor de R$ 2 mil.

 COZINHA-SHOW

Durante todo o período do evento, os amantes da gastronomia ainda podem desfrutar de uma programação de aulas inteiramente gratuitas. Em uma cozinha-show montada na Praça Central (Piso L1), profissionais convidados se revezam para compartilhar receitas diversas, sempre em três horários: 13h, 16h e 19h.

Beto Pimentel, Fabrício Lemos, Lisiane Arouca, Aurélio Agazzi, Rafael Zacarias, Celso Vieira, Vinicius Fiqueira, Jose Morchon, Leila Carreiro e Jô da Bahia estão entre os nomes confirmados. As inscrições para as aulas podem ser feitas no local e através do aplicativo do Salvador Shopping, disponível para smartphones Android e IOS. As vagas são limitadas.

Nessa ação, o Salvador Shopping conta com parceria de Camicado, Mercado e Restaurante Orgânico, Mariposa, Al Mare, Il Pollo Grill, Spicy, Mundo Verde e Mr. Beer, operações do mix de lojas do empreendimento que participam da programação da cozinha com conteúdo e ações especiais.

A programação desta edição traz novidades como oficinas infantis nos fins de semana (sábados, às 11h; e domingos, às 16h) e um desafio entre estudantes de gastronomia da Unifacs, Ruy, Estácio e Ucsal.

SOBRE FELIPE BRONZE – Aos 38 anos, Felipe Bronze é um dos chefs mais festejados de sua geração e está entre os principais nomes da gastronomia brasileira contemporânea. Formado pela Culinary Institute of America, respeitada escola de culinária dos Estados Unidos, em Hyde Park, Nova York, ele acumula mais de 15 prêmios.

Só para citar alguns, à frente do restaurante Oro, ele recebeu os de Chef do Ano (2011, 2012 e 2013) e Melhor Contemporâneo (2011 e 2012) pela Veja Rio, sendo o tricampeonato como Melhor Chef um feito inédito entre os prêmios gastronômicos da cidade; Melhor Restaurante (2011); Melhor Contemporâneo (2012, 2013 e 2014) e Melhor Chef (2013) pelo Rio Show/O Globo; Melhor Novidade pelo Guia 4 Rodas (2011); Melhor Contemporâneo (2012, 2013 e 2014) pela Época e Chef do Ano (2012) pelo Guia 4 Rodas.

Em julho de 2012, o chef estreou o quadro O Mago da Cozinha no programa Fantástico, onde revisita delícias da culinária brasileira. Atualmente apresenta, no canal GNT, os programas Que Seja Doce, Perto do Fogo e The Taste Brasil– neste, divide a bancada com o também chef Claude Troigros, anfitrião da primeira edição do Desafio Gastronômico Salvador Shopping.

 Naquele mesmo ano, lançou seu primeiro livro, pela Editora Sextante, Felipe Bronze, cozinha brasileira de vanguarda, premiado em 2013 na categoria Livro de Chef no Gourmand World Cookbooks Awards”, como o vencedor no Brasil. O chef Felipe Bronze foi o primeiro a ser contemplado na categoria no país.

SERVIÇO – DESAFIO GASTRONÔMICO

Abertura: 6 de julho (apenas para convidados)

Período: até 31 de julho

Restaurantes participantes: Al Mare, Alecrim, Balada Mix, Beach Stop, Caipira Express, Carro de Boi, Chalezinho, Companhia do Churrasco, Divino Fogão, Farid, Ferreiro Café, Freddo, Ganache, Gattai, Gourmandise, Grilla, H3, Il Pollo, La Lupa, Lucca Café, Mariposa, Mercado Orgânico, Meu Chapa, Obá, Oliva, Onira, Orgânico Lanches, Pasta Fast, Pastel Beach, Raízes, Restaurante 33, Restaurante Orgânico, Rock & Ribs, Sal e Brasa, Tea Shop.

 

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O acontece de interessante na Bahia, cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda e entretenimento. E muito mais!!

Faça um comentário