Conviver

Movimento pelo Carmo lança o Domingo Cultural

Varanda interna do Convento do Carmo
Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

O projeto Domingo Cultural, iniciativa do movimento Viva o Carmo, aqui a cultura é sagrada!, tem início neste domingo, 28 de maio, com uma ampla programação  no  Convento do Carmo, no bairro de Santo Antônio.  A ideia é promover uma diversidade de expressões artísticas, moda, música e gastronomia já a partir das 7h, com a realização da missa na Igreja do Carmo.

O movimento, que tem como madrinha a chef Tereza Paim – atualmente à frente do Restaurante do Convento –, pretende arrecadar fundos para a restauração da sacristia toda em ouro da Igreja do Carmo  e a reabertura do museu, que contém mais de 2.400 peças de arte sacra. Ambos estão fechados há 22 anos.

Depois da missa, a programação do Domingo Cultural prossegue com café da manhã no Restaurante do Convento. A partir das 10h30 tem início a maratona cultural, com exposição de fotos, feira de artesanato, apresentação musical, tarde de autógrafos, rodas de conversa, atividades infantis e muito mais. Haverá ainda visitas guiadas à sacristia e ao claustro do convento.

 As palestras e oficinas preveem uma ampla variedade de temas. Estão confirmados a dupla de chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do Restaurante Origem, comandando uma oficina de culinária; a estilista Luciana Galeão, apresentando o workshop de moda Transformando resíduos em riquezas; os artistas visuais Maria Luedy e Eder Muniz, trabalhando com pintura e grafite ao vivo; e os jornalistas e poetas Kátia Borges e Nilson Galvão, que farão recital de poesias.

Realizado uma vez por mês, o Domingo Cultural também tem a intenção de inserir o Convento do Carmo na rota da cena artística e cultural local, abrindo o espaço para baianos e turistas. “Meu compromisso é dar vida ao Carmo com um modelo de autosustentabilidade que tenha identidade e que envolva todos”, afirma Tereza Paim.

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O acontece de interessante na Bahia, cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda e entretenimento. E muito mais!!

Faça um comentário