No momento, você está visualizando Companhia brasileira de teatro chega a Salvador com residência artística, seminário e apresentações abertas ao público

Companhia brasileira de teatro chega a Salvador com residência artística, seminário e apresentações abertas ao público

Com coordenação e direção geral do artista, dramaturgo e diretor Marcio Abreu, a companhia brasileira de teatro inicia, no dia 20 de janeiro, uma série de ações e acontecimentos nas artes cênicas em Salvador, entre eles: residência Voo Livre Petrobras – História, o seminário História e as apresentações públicas do material criado pela companhia com artistas convidados. As atividades seguem até o dia 1o. de fevereiro, no Teatro Experimental – Escola de Dança da UFBA, com entrada gratuita.

No dia 20 de janeiro, às 19h, o projeto inicia com uma roda de conversa, que vai reunir Marcio Abreu, a atriz e dramaturga Mônica Santana e o diretor e dramaturgo Márcio Meireles. Neste encontro, eles vão compartilhar suas experiências de escrita e criação nos campos da arte a partir do tema de pesquisa da companhia, História.  Entre os dias 21 e 23 de janeiro, os atores participam de atividades com artistas convidados. Entre eles, estão os artistas baianos Ana Paula Bousas, Evelin Buchegger, Fábio Osório Monteiro, Thiago Almasy,  Evana Jeyssan, Verinha Pessoa e Daniel da Farias, e as artistas Denise Fraga e Key Sawao, convidadas para estar em Salvador e colaborar com a residência. A partir das 19h, nestes mesmos dias, os atores fazem apresentações abertas ao público com as criações individuais, desenvolvidas a partir de dispositivos e provocações feitas pela companhia brasileira. 

Ao todo, serão 80 horas de atividades de criação e troca intensa que abordam as questões temáticas e de linguagem que envolvem a pesquisa para a criação desse trabalho da companhia, História. Ao final do período da residência, nos dias 31 de janeiro e 1º. de fevereiro (dia 31/01, às 16h e 19h; e dia 01/02, às 16h), haverá três apresentações públicas e gratuitas ao público. Posteriormente, essa apresentação será transmitida no canal do Youtube da companhia, junto com as demais experiências em Brasília e Manaus, num evento online. 


Voo Livre – História 

Voo livre é uma plataforma artística criada durante o ano de 2023 pelos artistas e produtores do núcleo fixo de pesquisa da companhia, Marcio Abreu, Cássia Damasceno, Nadja Naira e José Maria, no contexto das atividades diversas e contínuas da companhia brasileira de teatro.

É um movimento que se articula em 4 eixos: formação, intercâmbio, criação e apresentação. Esses eixos não são estanques, pois agem transversalmente potencializando a experiência. Em outras palavras, pode-se dizer que existe dimensão pedagógica nas ações de intercâmbio, de criação e de compartilhamento com o público, da mesma maneira em que estão em jogo as dimensões artísticas nas atividades de formação e de troca. Pesquisa, aprendizado, encontro, transmissão, criação, performance e compartilhamento são articulados de maneira dinâmica e simultânea em Voo Livre.

Apresentado pela Petrobras por meio da Lei Rouanet e Ministério da Cultura do Governo Federal do Brasil, Voo Livre – História é um projeto de manutenção da Companhia Brasileira de Teatro, que se estrutura em três eixos principais de atividades, distribuídas ao longo do período de um ano (agosto/2025-julho/2026), com possibilidades de extensão e desdobramentos para além do circunscrito no projeto inicial.

Foto Zelu