No momento, você está visualizando Restaurante brasileiro nos EUA recria fachada da Igreja do Senhor do Bonfim com 30 mil fitinhas

Restaurante brasileiro nos EUA recria fachada da Igreja do Senhor do Bonfim com 30 mil fitinhas

O Restaurante Batuqui, em Cleveland, Ohio, acaba de inaugurar uma nova unidade com homenagem inédita à cultura baiana: a fachada do novo endereço foi inspirada na Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador, e coberta por mais de 30 mil fitinhas coloridas. A iniciativa recria a atmosfera única da igreja baiana, reconhecida mundialmente por sua devoção e tradição.

As fitinhas do Senhor do Bonfim são símbolos de fé, tradicionalmente amarradas nas grades da igreja em Salvador. Em Cleveland, elas representam a realização do sonho dos chefs idealizadores do restaurante brasileiro, a baiana Carla Batista e o mineiro Gustavo Nogueira, que transformaram a paixão pela culinária brasileira em um projeto que leva cultura, sabores e brasilidade aos Estados Unidos.

Tudo começou quando, há 20 anos, Carla e Gustavo se conheceram em Cleveland, enquanto buscavam oportunidades de trabalho no país e trabalhavam no restaurante Saravá do saudoso amigo Sérgio Abramof. Com talentos complementares na gastronomia, passaram a preparar salgadinhos e refeições sob encomenda para amigos e vizinhos, conquistando rapidamente a clientela local.

A primeira unidade do Batuqui foi inaugurada em 2015, no bairro de Larchmere, com capacidade para 38 clientes. A segunda abriu as portas em 2021, com espaço para 170 pessoas, no sofisticado bairro de Chagrin Falls. A primeira casa ficou pequena e acabou de ter suas atividades encerradas, transferindo todo atendimento para a unidade nova, que fica na mesma rua, agora com capacidade para 180 pessoas.  

Moqueca é a campeã – Em 2024, juntas, as duas unidades serviram o número recorde de 4 mil moquecas. O segundo prato mais requisitado é a feijoada. No cardápio também estão caipirinha, batida, rosca, churrasco, xim xim, mariscada, ensopado, picanha acebolada, frango a passarinha, cocada, pudim de leite e brigadeiro. O sabor das iguarias gera tantos comentários que atrai clientes de outros estados e diversos famosos, como a cantora Alicia Keys e jogadores renomados de futebol e basquete.

A novidade de poder adentrar a casa vitoriana onde funcionava uma igreja para vivenciar a festividade da culinária brasileira vem acompanhada de outros lançamentos. O novo Batuqui dispõe de um espaço sofisticado para eventos, que pode ser reservado para diferentes celebrações e contar com o buffet da casa, incluindo bebidas, entradas, pratos principais e atendimento completo de salão.

Os visitantes da nova unidade também terão acesso a uma lojinha com peças de artesanato, obras de arte e produtos alimentícios típicos do Brasil, como leite Ninho, Farinha Láctea, farinha de mandioca, farofa, azeite de dendê, tapioca, café Pilão e guaraná Antarctica.

Tempero e personalidade – Carla conta que a comida da sua avó Aurelina está entre as melhores memórias afetivas de infância, quando morava em um sítio na cidade de São Sebastião do Passé, no interior da Bahia. Mas o tempero da família não é suficiente para explicar a paixão que a cozinha do Batuqui desperta. A poderosa alquimia é realmente compreendida quando se conhece de perto o casal por trás do sonho que deu vida ao restaurante.