Salvador entra na rota de inovação educacional ao redor do mundo e ganha, a partir de fevereiro de 2026, um curso superior de Administração conectado com as discussões globais sobre o tema. Trata-se da Lumino – New Business School, voltada à área de negócios e integrada por cursos de graduação e pós-graduação lato sensu em Administração. A iniciativa vai ocupar o segundo andar do Palacete Tira-Chapéu, na Rua Chile, e já nasce com a ideia de expansão do espaço físico no Centro Histórico da capital, com a inauguração de um novo espaço para funcionar os futuros Lumino Labs — aulas de negócios que se harmonizarão com o aprendizado dos estudantes.
A inovação alcança também as mensalidades do curso. A Lumino — New Business School contará com um sistema de bolsas que faz com que o valor da mensalidade se ajuste ao perfil econômico de cada família, partindo de um valor de referência que ganha reduções progressivas (bolsas parciais ou integrais) conforme a faixa de renda familiar, com a distribuição de R$6 milhões em bolsas de estudo. Na metodologia, a combinação de práticas tradicionais e métodos ativos de aprendizagem, integrando teoria e prática para formar líderes éticos e inovadores.
Guilherme Bellintani assume como diretor-geral do projeto. Empresário, ele tem mestrado e doutorado nas áreas de educação e economia, é sócio fundador da Faculdade Baiana de Direito, sócio da NewBay (holding de investimentos que atua nas áreas de educação, esportes, imóveis, saúde e alimentos) e foi presidente do Esporte Clube Bahia (2018- 2023) e Secretário de Educação de Salvador (2014-2015). Ele explica que “o propósito da Lumino é inaugurar um novo ciclo da educação para os negócios na Bahia, oferecendo aos jovens e profissionais um caminho para desenvolver conhecimento, criar conexões e impactar o desenvolvimento social e empresarial com inovação e tecnologia”.
Por isso, cada método foi desenhado para desenvolver três dimensões essenciais: “Saber”, com conhecimento teórico profundo solidificado através da fundamentação científica; “Saber-fazer”, com a aplicação prática das habilidades, com o aluno solucionando problemas e executando projetos; e o “Saber-agir”, que estimula a capacidade de liderar, inovar e gerar impacto, cultivada no Lumino Lab. “Em cada componente da nossa formação, a fundamentação teórica robusta é inseparável da experiência de colocar o conhecimento em ação. Não separamos o “saber” do “fazer”; eles são intrinsecamente conectados, desenvolvendo o pensamento crítico, a capacidade analítica e a habilidade de transformar dados em soluções reais”, explica Bellintani.
Conhecimento, protagonismo e impacto
A jornada educacional na Lumino é uma experiência sequenciada, projetada para guiar o aluno desde a construção da base de conhecimento até a aplicação prática e a personalização de sua carreira, culminando na capacidade de gerar impacto. O curso de graduação em Administração tem carga horária total de 3600 horas, estruturado em quatro anos, sendo metade em período integral e a outra metade em período parcial.
Os dois primeiros anos são uma imersão intensiva em período integral, com carga semanal de 28 horas, distribuídas entre cinco turnos matutinos e quatro vespertinos, garantindo integração entre teoria e prática. A partir do terceiro ano, o curso passa a período parcial, permitindo personalização e integração ativa com o mercado. A etapa final, no quarto ano, consolida as aspirações profissionais e o aprendizado aplicado, quando o estudante escolhe entre seguir o último ano na Lumino ou realizar um intercâmbio em uma instituição conveniada no Brasil ou no exterior.
Processo Seletivo
O processo seletivo acontece em três etapas. A primeira traz uma imersão e provas escritas no dia 07 de dezembro (domingo). A imersão acontece entre 08h e 10h, de participação obrigatória e consiste em uma atividade formativa e de integração com estudo de caso na área de negócios, estimulando habilidades de análise, colaboração e protagonismo. As provas escritas vêm na sequência, entre 10h30 e 13h30, aplicada apenas para os candidatos que participaram integralmente da imersão e constitui-se por três provas objetivas e uma prova de redação, com linguagens e suas tecnologias, ciências humanas, matemática, e redação dissertativa-argumentativa. As inscrições acontecem através do https://lum1no.com.br/.
A etapa 2 trata-se de uma entrevista com os candidatos convocados de acordo com a pontuação da primeira etapa. Já a final é destinada aos candidatos a bolsas parciais e integrais, com a apresentação da documentação socioeconômica.
Lideranças
Além de Bellintani, o time de lideranças conta com a empresária e CEO do Grupo Aratu Ana Coelho, fundadora do Scream Festival, o maior festival de criatividade e inovação do Norte e Nordeste, e conselheira da ABMP – Associação Baiana do Mercado Publicitário. Ela se formou no curso OPM da Harvard Business School em 2024 e é membro do YPO Brasil – Young Presidents Organization.
Doutora em Educação e acionista e CEO da KFW Educ S.A com atuação há 20 anos como gestora na área educacional e procuradora institucional da Faculdade Baiana de Direito, Ana Carolina Mascarenhas também faz parte da liderança do projeto.
A eles, se somam o empresário, fundador e sócio da Editora JusPODIVM, fundador e presidente da Mantenedora da Faculdade Baiana de Direito e presidente do Conselho e sócio do Instituto da Construção, Francisco Sales; o livre-docente na USP, pós-Doutor na Universidade de Lisboa, doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia, professor associado da Universidade Federal da Bahia e diretor geral e professor da Faculdade Baiana de Direito, Fredie Didier Jr; e o advogado na área empresarial, sócio do Pessoa e Pessoa Advogados, mestre e doutor pela PUC/SP e pós doutorando pela Universidade de Lisboa, Valton Pessoa.
Assinam a consultoria do projeto pedagógico a professora da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia com doutorado em Engenharia Industrial e atuação nas áreas de Educação Empreendedora, Inovação e Gestão da Tecnologia, Isabel Sartori; e o doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Design Curricular e Projetos Pedagógicos, com vasta atuação em consultoria e formação continuada para instituições de Ensino Superior, Alexandre Nicolini.
“A Lumino parte da convicção de que os modelos educacionais tradicionais já não atendem às demandas do século XXI. O termo “New” expressa a essência de um projeto pedagógico inovador, voltado a formar líderes e empreendedores capazes de compreender e moldar as dinâmicas atuais do mercado global”, conta Ana Coelho. “Inspirada no potencial humano e criativo da Bahia, a Lumino prepara profissionais para atuar com protagonismo no cenário nacional e internacional, posicionando o estado como referência em inovação e formação empresarial”, completa Ana Carolina Mascarenhas.