Alma News

A cidade de Nice é Patrimônio Mundial da UNESCO

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

Assim como a nossa Salvador da Bahia (desde 1985) e várias cidades emblemáticas do planeta, a bela cidade de Nice, capital da Costa Azul, no sul da França, entre montanhas e o mar, banhada pelo Mediterrâneo, no Departamento dos Alpes Marítimos, entrou, no final de julho, para a prestigiosa lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, cuja sede fica em Paris. Nice é, portanto, Patrimônio da Humanidade!

O Cours Saleya e sua feira popular, no Centro Histórico: produtos regionais, artesanato e antiquários

Para festejar esta vitória, aguardada há sete anos, desde que a sua candidatura foi apresentada em 2014, aconteceu neste sábado, 28 de agosto, na Villa Masséna, na Promenade des Anglais, um elegante palacete de arquitetura neoclássica à italiana, de 1901, e seus jardins, que abriga desde 1919 o museu consagrado à história de Nice, na linda orla da cidade, uma recepção oferecida pelo seu dinâmico prefeito, Christian Estrosi.

Acompanhado por autoridades, o prefeito de Nice, Christian Estrosi, discursa na Villa Masséna

O evento contou com as presenças da embaixadora-delegada permanente da República Francesa junto àquela instituição cultural da ONU, Véronique Roger-Lacan, em comovente e inspirado discurso; do ex-ministro da Cultura da França, e presidente da Missão Nice Patrimônio Mundial, Jean-Jacques Aillagon; e de Gérard Baudoux, secretário municipal e conselheiro metropolitano, entre muitas personalidades locais e internacionais.

A socca, especialidade à base de farinha de grão-de-bico e óleo de oliva, é um dos ícones da culinária niçoise

Viva Nissa la Bella!

Baieta! Saravá!

Por Duda Tawil, texto e fotos, correspondente do Alma Baiana na França

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário