Alma News

A Embaixada do Brasil na França nas Jornadas do Patrimônio

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

No fim de semana passado, sábado e domingo, toda a França viveu um dos eventos que os franceses mais gostam, que é visitar ou revisitar, descobrir o riquíssimo patrimônio arquitetônico e artístico do seu país. São as “Journées du Patrimoine”, nas quais todas as visitas são gratuitas e sem agendamento, algumas com longas filas, e outras, não.

A belíssima Embaixada do Brasil, que fica no 8⁰ distrito e na margem direita do Sena, também abriu suas portas, mais uma vez, com seus gentis funcionários como anfitriões em suas salas e andares. Eles produziram um interessante folheto que serviu como guia para a sua fantástica coleção de móveis e de arte.

O prédio, de meados do século XIX, foi comprado em 1971 da família Schneider pelo governo brasileiro – por isso é conhecido como Hôtel Schneider, e tem vista para o rio e para a Torre Eiffel, o maior símbolo de Paris.

No seu auditório, que fica no anexo, atrás, onde antes eram os estábulos da propriedade, foi projetado continuamente o vídeo de dança “Falta”, filmado no 104 durante a pandemia, uma realização do coreógrafo carioca Gustavo Gelmini (www.ciagelmini.com) e interpretado pelo dançarino Jorge Ivan Castañeda Salamanca, com música de Bruno Speranza-Martagão.

Atualmente, e desde 2019, é embaixador do Brasil Luís Fernando Andrade Serra, e o responsável pelo setor de imprensa o baiano Felipe Pinchemel.

No pátio do prédio, os visitantes puderam experimentar especialidades e produtos brasileiros, em três stands: do Restaurante da Paula (www.restaurantedapaula.com), da La Brigaderie de Paris (www.labrigaderiedeparis.com) e as cervejas da Ghibliex Importação e Exportação (www.ghibliex.com.br).

São as redes sociais da Ambassade du Brésil à Paris: Instagram (@bresilenfrance), Facebook (@ambassadedubresilaparis) e Twitter (@BresilenFrance).

  • Por Duda Tawil, texto e fotos, correspondente do Alma Baiana na França

 

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário