Cultura

Acelera Iaô atender mais de mil afro empreendedores baianos

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

Uma das maiores iniciativas criadas para capacitar empreendedores negros na Bahia, o Acelera Iaô será lançado no dia 12 de janeiro, às 18h30, no Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador. O programa vai promover, qualificar e apoiar o desenvolvimento de cerca de 1500 empreendimentos negros baianos. A cerimônia contará com show da cantora e ativista Margareth Menezes, fundadora e presidente da Fábrica Cultural, organização social que realiza o Acelera Iaô.

O programa de apoio a afro empreendedores baianos conta com o patrocínio do Grupo Carrefour Brasil. A empresa vem atuando no combate à desigualdade racial no país, com foco em quatro frentes de trabalho: o empreendedorismo, a educação, a empregabilidade e o combate à discriminação.

“O nosso foco é fortalecer instituições e fomentar o empreendedorismo negro, atuando com entidades que já possuem ações sólidas e sérias, nessa frente. Sabemos que a Fábrica Cultural tem um trabalho social extremamente importante no estado mais negro do país e, mesmo assim, carece de apoio de empresas privadas. Queremos, através deste patrocínio, colaborar com esta organização e potencializar negócios de pequenos afros empreendedores”, declarou Lúcio Vicente, diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

O estímulo à autonomia e a geração de renda são alguns dos propósitos do programa, que também fomenta a educação empreendedora afro centrada, a economia criativa e a comunicação digital. Neste sentido, o Programa atuará na formação de empreendedores em setores estratégicos através de oficinas para os cinco segmentos da economia criativa: moda, gastronomia, artesanato, música e serviços criativos.

O Lançamento do Acelera Iaô reunirá afros empreendedores, artistas e parceiros da Fábrica Cultural no fortalecimento da cadeia produtiva autônoma da Bahia. Na ocasião, também haverá mostra de empreendedores da Rede Iaô de Economia Criativa, assim como, apresentação artística cultural. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador.

Para mais informações sobre o evento, basta acessar o fábricacultural.org.br.

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário