Alma News

Alvaro Villela lança e-book com fotos de comunidades quilombolas de Rio de Contas

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

Durante dois anos, entre idas e vindas, o fotógrafo Alvaro Vilella registrou o dia-a-dia das comunidades quilombolas de Barra do Brumado e Bananal, ambos em Rio de Contas, na Chapada Diamantina. O resultado são 43 imagens fortes, comprometidas e repletas de dignidade de rostos e do cotidiano que estão reunidas no Faces – Ebook, que terá lançamento no formato original nesta quinta-feira (15/03), às 19 h, com transmissão pelo canal https://youtube.com/channel/UCDztdtJPDFbymTeG2IHo3aQ.

O lançamento virtual será mediado por Lanussi Pasquali, professora, curadora e mestra em artes visuais. “São pessoas, que em raras oportunidades, viram seus rostos retratados”, conta Álvaro, que tem 2 livros lançados e 30 anos de carreira. Ele revela que só foi possível realizar o projeto, porque decidiu-se se mudar para região. “Nestes dois meses, tive a oportunidade de conviver e se aproximar da intimidade de seus moradores”.

O projeto contribui para quebrar o paradigma da invisibilidade que a cultura colonial impôs às comunidades quilombolas, ao tempo que oferece uma outra perspectiva de olhar e entendimento às comunidades remanescentes de quilombos. “Penso que é uma forma de construção, resgate e manutenção da memória, história e identidade dos moradores dessas comunidades, na medida em que transforma a percepção delas sobre si mesmo e sobre o mundo que os cerca”, comenta o fotógrafo.

Foto: divulgação

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário