Turistando

Até 2030, vem aí o Grand Paris Express!

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

Rápido, ecológico e conectado. Esses são alguns dos predicados de uma verdadeira revolução em locomoção urbana, que vem sendo feita por debaixo do solo, dentro de Paris e sobretudo nas suas cercanias: vem aí o Grand Paris Express, imenso projeto de transportes que visa oferecer mais eficiência, menos tempo e estresse, e mais conforto aos usuários.

O início é a extensão da mais recente linha de metrô, a 14, que corta a Cidade Luz de norte e em breve ao sul, chegando até o Aeroporto de Orly em 2024, ano da Olimpíada, em apenas 15 minutos do centro de Paris. E mais quatro novas linhas. As 15 e 16, por exemplo, farão uma órbita e se encontrarão na cidade de Champs-sur-Marne. Atualmente em construção, porém com atraso devido aos confinamentos durante a pandemia em 2020 e 2021, atravessarão os subúrbios, cruzando os departamentos de Hauts-de-Seine, Val-de-Marne e Seine-Saint-Denis, e estavam previstas para 2025. Quando tudo estiver terminado, o planejado é o seu pleno funcionamento em 2030, incluindo aí as linhas 17 e 18.

 
Construção da nova estação de Champs-sur-Marne
Será o mais longo túnel rápido sob a terra do mundo! Alguns números: 68 novas estações, 4 novas linhas de metrô, 200km de trilhos no total, 2 milhões de usuários todos os dias. Prazo: 2024-2030. Nenhum deles terá condutores, todos 100% automáticos, programados por computadores. 90% é rede subterrânea. Haverá wifi grátis em todos eles, que circularão entre 55 e 65km/h. O usário gastará apenas alguns minutos de um extremo a outro da cidade, geralmente em órbita dela, e muitas conexões possíveis para se chegar ao centro.
Encarregada da concepção do projeto em todas as suas dimensões, está a Société du Grand Paris, criada pelo Estado francês: Vive la France!
 
Mais informações: www.societedugrandparis.fr

. Por Duda Tawil, texto e fotos, correspondente do Alma Baiana na França

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário