Alma News

Bahia em destaque no 12º Brasil CineMundi

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

O Brasil CineMundi, um dos mais importantes eventos de mercado do cinema brasileiro, chega a sua 12ª edição, de 28 de setembro a 3 de outubro, novamente em formato virtual, com todas as atividades gratuitas e abertas ao público sendo realizadas pelos sites www.brasilcinemundi.com.br e www.cinebh.com.br.

O Brasil CineMundi promove encontros com profissionais da indústria mundial do audiovisual – produtores, compradores, representantes de fundos e distribuidores – que estão interessados em conhecer, firmar parcerias, adquirir conteúdo audiovisual e orientar a formação de coproduções internacionais, acordos de cooperação internacional e apresentar fundos de financiamento com interesse no cinema brasileiro.

Nesta edição do evento, os projetos 45 projetos selecionados estão divididos nas seguintes categorias: “Em Desenvolvimento”, subdivida em “Horizonte” (antiga categoria CineMundi), “Doc Brasil Meeting” (documentários), “Foco Minas” (projetos de Minas Gerais), e, novidade deste ano, “Paradiso Multiplica”, resultado de parceria com o Projeto Paradiso, incubadora de talentos, na oferta de mentoria de roteiro através de encontros com profissionais do programa. As outras categorias são “Produção”, para projetos em fase de realização; e “Finalizado”, para filmes em busca de distribuição e vendas.

Projetos baianos

Em 2021, o cinema da Bahia está em destaque, com a participação de quatro projetos de longa-metragem, em diferentes estágios de produção. Os projetos baianos selecionados encontram-se nas seguintes categorias: Horizonte, Paradiso Multiplica, Produção e Finalização.

Para a categoria Horizonte, foi selecionado o projeto “O Segredo de Sikán”, da Produtora Carapiá Filmes, uma coprodução Bahia/Minas Gerais, que tem direção da cineasta Everlane Moraes e produção de Fernanda Vidigal.

Já na categoria Produção, participa o projeto “O Sino”, da Produtora Movie Ações Audiovisuais, que tem direção de Isaac Donato e produção de Marília Cunha. A dupla conquistou este ano, com seu mais recente filme “Açucena” o prêmio de melhor longa-metragem da Mostra Aurora na 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Na foto,  Marilia Cunha e Isaac Donato (Leo Lara-Universo Produção)

Para a Categoria Paradiso Multiplica, o projeto selecionado foi “Paraíso de Amanda”, da Produtora Terá Filmes que conta com direção e produção de Clarissa Brandão e Thamires Vieira. E para a Categoria Finalizado foi selecionado o projeto “Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, da Produtora Plano 3 Filmes, com direção de Haroldo Borges e produção de Paula Gomes, Ernesto Molinero e Marcos Bautista.

Por meio de parcerias com programas de incentivo à coprodução, o Brasil CineMundi promove uma premiação a projetos de longas-metragens, para participarem de laboratórios e encontros: Encuentros BioBioCine (Chile), Conecta (Chile), DocMontevideo (Uruguai), DocSP (São Paulo), Festival de Málaga – MAFF (Espanha), Nuevas Miradas (Cuba), Ventana Sur (Argentina) e World Cinema Fund (Alemanha).

Ao final do evento, alguns projetos são escolhidos pelo júri do Brasil CineMundi. Empresas e órgãos da indústria audiovisual como DOT, Forte Filmes e Kuarup, Mistika, Naymovie, CTAV, Parati Films, entre outros, oferecem aos projetos premiados materiais e serviços com objetivo de contribuir e incentivar a produção.

“É importante ressaltar que o Brasil CineMundi amplia as possibilidades para profissionais do audiovisual no Brasil encontrarem parceiros para seus projetos de longa-metragem e firmarem acordos de coprodução internacional e, ainda, estabelecer uma rede de contatos e negócios com representantes da indústria nacional e estrangeira”, destaca Raquel Hallak, coordenadora geral do Brasil CineMundi.

Imagem: reprodução

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário