Andanças

Balé Folclórico da Bahia encerra Semana Paulista de Dança

x2012-528146697-2012061943567.jpg_20120619.jpg.pagespeed.ic.3APryrz2nn
Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

A Semana Paulista de Dança, um dos mais importantes eventos na área da dança em todo o país, acontecerá entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, apresentando as mais destacadas companhias brasileiras de dança, dentre elas o Ballet Teatro Guaíra (Curitiba), a São Paulo Cia. De Dança, Studio3, Quasar, dentre muitas outras. O Balé Folclórico da Bahia é o convidado especial deste ano para encerrar o evento e único a ter duas sessões programadas. A notícia da ida do BFB a São Paulo para apresentação no evento criou uma expectativa tão grande entre os amantes da dança, que o curador do evento, Anselmo Zolá, resolveu abrir uma segunda sessão para atender a grande demanda por parte das pessoas que cobraram uma oportunidade maior para rever a companhia, que não se apresentava na cidade desde 2013.

A coreografia escolhida para ser mostrada ao público que comparecer ao evento será a mundialmente consagrada “HERANÇA SAGRADA – A CORTE DE OXALÁ”, apresentada nos mais importantes teatros de todo o mundo e vista por mais de 1 milhão de pessoas. A primeira parte do espetáculo traz coreografia baseada em danças do culto afro-brasileiro, reproduzindo com fidelidade sequências de movimentos de alguns dos mais importantes rituais do Candomblé. Na trilha sonora, cânticos sagrados. Na segunda parte aparecem coreografias clássicas do repertório do grupo emolduradas por músicas extraídas do folclore baiano. Serão apresentados, também, “Puxada de Rede”, “Capoeira”, “Samba de Roda”, além de “Afixirê”, exibindo retratos da influência dos povos africanos na cultura brasileira.

Em agosto de 2012, 32 bailarinos da companhia participaram do encerramento das Olimpíadas de Londres. No Carnaval de 2012, foi uma das atrações especiais da Portela, que homenageou a Bahia, com uma ala no desfile na Marques de Sapucaí. Em 2013 foram homenageados no Togo, país do oeste africano, com a instituição do nome da companhia em uma das ruas da capital Lomé. Em 2015 foram homenageados pelo Governo dos Estados Unidos, através de proclamação, com a inclusão do “Dia do Balé Folclórico da Bahia” (1 de novembro), no calendário cultural oficial do país.

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O acontece de interessante na Bahia, cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda e entretenimento. E muito mais!!

Faça um comentário