Alma News

Bibliotecas de Irecê recebem capacitação e livros

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

O projeto “Rede de Bibliotecas Comunitárias – Capacitação e Dinamização”, coordenado pela pedagoga e produtora cultural Anne Alves, realiza um programa de cursos e workshops para melhor capacitação dos coordenadores e gestores das bibliotecas no Território de Irecê e ainda amplia o acervo das bibliotecas através da aquisição e doação de livros.

O projeto atende às bibliotecas comunitárias e itinerantes, como as casinhas de livros, e possui ações em três âmbitos: capacitação dos agentes, auxiliares e gestores das bibliotecas comunitárias da região; ampliação do acervo das bibliotecas com a doação de livros; e, decorrente dos dois, a motivação e sensibilização dos gestores das bibliotecas para a dinamização e suas atividades e comunicação.

A produtora cultural Anne Alves coordena o projeto e reside em Irecê. Fazem parte da equipe a jornalista Eliane Alvares, que ministra o curso “Estratégias para Promoção do Livro e da Leitura”, profissional que coordenou em São Paulo o projeto de Rodas de Leitura, da Fundação Brasil Campeão e a professora Rosiméri Gatelli, que realizou o curso “Articulação em Rede”.

O projeto disponibiliza ainda dois workshops: “A Importância da Poesia e da Literatura na Era Digital, com a professora  Nádia Maria Santos e “Biblioteca como Espaço de Interação”, com a bibliotecária Regina Figueroa. No total foram realizadas mais de 30 horas de capacitação pela versão online, para gestores indicados das bibliotecas comunitárias e das associações comunitárias de Irecê e da zona rural da cidade.

Durante esta semana está sendo realizado o âmbito três do projeto, quando as bibliotecas comunitárias selecionadas recebem aproximadamente 300 livros. O objetivo é fazer com que os gestores e a comunidade, motivados pela ampliação dos seus acervos, consigam se envolver com as ações desenvolvidas nas bibliotecas, fortalecendo a dinamização de suas atividades e  ainda que de forma hibrida, mantendo seus leitores ativos.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Nas fotos, Anne Alves (Waldson Alves/divulgação)

Por Doris Pinheiro, jornalista

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário