Alma News

Cacique Babau recebe título da Uneb

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

Líder da comunidade Tupinambá da Serra do Padeiro, em Buerarema, no sul da Bahia, Rosivaldo Ferreira Silva, o Cacique Babau, receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em reconhecimento à sua história de vida e trajetória de luta pela certificação dos direitos indígenas no Brasil.

Babau recebeu da Assembleia Legislativa da Bahia, por unanimidade, a Comenda 2 de Julho em novembro de 2018, em reconhecimento pela sua luta na defesa do território do Povo Tupinambá no sul da Bahia e pelo engajamento no movimento indígena no Brasil.

A liderança já recebeu a 29º medalha Chico Mendes de Resistência, e está entre os 10 defensores de Direitos Humanos do país. Um dos representantes da comunidade da Serra do Padeiro e uma das principais lideranças indígenas do país, o Cacique Babau é um dos 53 ativistas protegidos por programas de proteção geridos pela Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

Por sua participação ativa na luta pela garantia do território Tupinambá, Babau já foi preso e continua sofrendo diversos tipos de ameaças, inclusive de morte.

O podcast da Assessoria de Comunicação da Uneb apresenta uma entrevista com o Cacique Babau e pode ser também acompanhado nos perfis da universidade nas redes sociais, no Spotify, no Deezer e no Google Podcast.

Foto: Babau será reconhecido pela Uneb (divulgação)

Por Claudia Correia, jornalista

 

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário