Em sua 18ª edição, a tradicional Caminhada do Samba voltou a transformar as ruas de Salvador em um grande palco neste domingo (30), reunindo cerca de 800 mil pessoas. A concentração começou às 13h, em frente ao Teatro Castro Alves, no Campo Grande, onde o bloco Alvorada abriu a festa puxando a Caminhada com o Trio Mega G, antes de o cortejo seguir pelo circuito Osmar até o Largo da Casa D’Itália. Depois, retornou em contrafluxo pela Rua Carlos Gomes até a Praça Castro Alves, local do encerramento.

Foram mais de cinco quilômetros tomados pelo ritmo do samba. O público acompanhou as apresentações dos blocos Alvorada (Ala de Canto do Alvorada e Aline Souza), Alerta Geral (Swing do Fora e convidados), Pagode Total, Proibido Proibir (Samba Trator), Reduto do Samba (Escandurras), Vem Sambar (Dan Mocidade), Amor e Paixão (Eduardinho), Samba Popular (Morango, Samba Top, A Grande Família, Tonho Matéria, Samba L A e J M) e Q’Felicidade (JAMBAHIA e convidados).
Organizada pela União das Entidades de Samba da Bahia, a Caminhada integra o projeto Rota do Samba, que antecipa as celebrações do Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro. O evento também faz parte do Novembro Negro, que contempla o Dia Nacional da Consciência Negra e o Festival Salvador Capital Afro.