Alma News

Charles, a estrela autista: livro aborda história de inclusão

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

Bruna, Sabrina e, agora, Charles… Personagens até bem pouco tempo invisíveis na literatura infantil, eles protagonizam histórias de inclusão que brotam do imaginário da escritora Celina Bezerra. “No universo literário, me incomodava o fato de quase não haver obras sobre o tema da diversidade”, explica a autora. “Charles, a estrela autista” será apresentado ao mercado literário em um evento digital nos canais de Facebook e Youtube  pela Editora InVerso neste sábado (10/04), às 11 h, que marca o lançamento do terceiro livro da série Amigos Especiais.

Formada em Letras e pós-graduada em Educação Inclusiva e em Educação da infância com Ludicidade, a educadora carioca escreveu “Bruna, uma menina Down mais que especial” (2017), e “Sabrina, a menina albina” (2019). E, desde então, o respeito à diversidade segue extrapolando os limites da sala de aula, ganhando o mundo das letras, do respeito e valorização das diferenças. “A lista de possibilidades é grande e eu não pretendo parar… Busco o que está pouco representado nos livros infantis”, anuncia.

O protagonista da vez – Charles – já nasceu com nome de estrela, em homenagem ao ícone do cinema mudo Charles Chaplin. A estrela ganhou vida na sensível ilustração de Enéas Ribeiro Corrêa. É, como todos nós, diferente. “As pessoas precisam ser apreciadas pelas suas potencialidades e respeitadas pelas suas limitações”, destaca Bezerra.

O título do próximo livro da série Amigos Especiais já está definido. Sara, a sereia rara vai nos apresentar uma menina que tem alopecia areata. “Diferente de pacientes oncológicos, ela não tem sobrancelhas, pelos, cílios. Também não tem livros”, conclui Bezerra.

Imagem: reprodução

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário