Alma News

Congresso das Apaes da Bahia debate Inclusão e Perspectivas

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

A Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA) promoverá, entre os dias 20 e 22 de maio, o maior evento voltado para o debate sobre o universo da pessoa com deficiência intelectual e múltipla no estado. Com o tema Inclusão: Desafios, Perspectivas e Possibilidades, o X Congresso Estadual das Apaes da Bahia, tem expectativa de um público de mais de 500 participantes, entre pesquisadores, professores, estudantes, profissionais atuantes nas Apaes e, principalmente, as pessoas com deficiência intelectual e múltipla e seus familiares. O X Conapaes-BA acontecerá no Fiesta Convention Center e, paralelo ao congresso, serão realizados também o IV Fórum de Autodefensores e o I Fórum de Família no estado.

“É um dos eventos mais importantes do Movimento das Apaes. Buscamos contextualizar socialmente a pessoa com deficiência intelectual e múltipla e sua família, bem como discutir os temas desta área, de modo a incentivar novas ações e fomentar políticas públicas para esse público”, afirma Narciso Batista, presidente da Feapaes-BA. Os grupos de trabalho estarão focados em temáticas variadas, durante o congresso. Educação inclusiva e práticas pedagógicas; Saúde, qualidade de vida e longevidade; e Serviços socioassistenciais, defesa de direitos e trabalho são os macro-temas. A inscrição para o congresso pode ser feita através do site www.conapaesba.com.br, com preço promocional até o dia 12 de abril.

IV Fórum de Autodefensores

Durante o Congresso das Apaes, também será realizado o IV Fórum de Autodefensores, que tem por objetivo tornar as pessoas com deficiência intelectual e múltipla protagonistas nos debates que proponham iniciativas mais próximas da sua realidade. É um desdobramento do Programa Nacional de Autogestão e Autodefensoria presente em todas as Apaes do Brasil, que visa dar voz e vez à pessoa com deficiência intelectual e múltipla de modo que se conquiste sua autonomia e participação real no movimento que é feito para eles e por eles. “Este fórum busca estimular o desenvolvimento da sua autonomia nas mais distintas áreas da vida cotidiana, bem como formá-los quanto aos seus direitos sociais e civis, contribuindo para que reconheça na prática a conquista da independência”, destaca o presidente da federação.

I Fórum da Família

Tendo em vista que a família da pessoa com deficiência intelectual e múltipla assume papel relevante no incentivo pela busca da autonomia do assistido da Apae, a décima edição da Conapaes-BA trará ainda o I Fórum da Família. Essa é uma ação nova e versa no sentido de que os familiares reúnam e discutam os assuntos que mais os afligem e sugiram ações que estejam mais próximas do atendimento das necessidades da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A proposta é que, por meio destas discussões, seja possível gerar documentos que impulsionem novas ações no movimento e políticas públicas nesta seara.

Serviço:

O que – X Conapaes-BA

Quando – 20 a 22 de maio de 2020

Onde – Fiesta Convention Center (Itaigara)

Inscrições – Através do site www.conapaesba.com.br

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário