Alma News

Cuidar do black power é um ato de empoderamento

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

O cabelo crespo é um importante reforço da identidade e parte de um movimento que busca incentivar o uso cultural e político dos fios naturais. Participando de discussões acerca do empoderamento e autonomia das mulheres, o cabelo crespo é a reafirmação da estética étnico-racial e um poderoso instrumento de poder e representatividade.

Cada vez mais fortalecido, o movimento das crespas e cacheadas propõe que os fios naturais sejam valorizados e reconhecidos belos em suas diversas texturas, comprimentos, penteados e identidades.

Pauta em diversos ambientes da sociedade, uma pesquisa realizada pela Kantar WorldPanel, em 2012, empresa especializada em dados, insights e consultoria, mostra que 51,4% da população feminina brasileira possui cabelos originalmente cacheados ou crespos.

De acordo com um levantamento da Unilever “Hábitos e Atitudes”, elaborado pela TNS Global, em 2012, 51% das mulheres de cabelos crespos afirmam ter fios secos.

Ciente da aceitação de diversas mulheres com os seus cabelos crespos, cacheados e black power, e atenta ao crescimento da procura para cuidados específicos que esses fios demandam, a gestora da Trihair Cosméticos, Patrícia Maria, fala que antes de procurar por produtos e tratamentos para melhorar o aspecto capilar é importante conhecer o próprio cabelo.

“Existe uma diversidade de fios. O cabelo crespo pode ser seccionado também mediante a curvatura, a depender da oleosidade natural do couro cabeludo. Conforme as características de cada padrão de cacho, o tipo 4A envolve fios unidos, mais fechados com espirais e espessuras finas”, explica.

Patrícia destaca que para cuidar desse tipo de cabelo, é importante escolher os produtos cosméticos específicos para cada fio. “Por serem naturalmente secos, os fios requerem hidratação e são indicados cosméticos que proporcionem maior condicionamento e maciez, bem como, melhor definição aos cachos”, afirma.

Imagem: reprodução

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário