Alma News

De feirante e motogirl à dentista destaque no Norte e Nordeste

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

Natural de Lavras, município localizado em Minas Gerais, Polyana Oliveira aprendeu desde cedo o poder e a importância do empreendedorismo. A mulher, que foi a primeira profissional do Nordeste a receber o título de Invisalign Top Doctor Emerald, e que mantém esse título há oito trimestres seguidos, já foi feirante, motogirl e recepcionista. Com muita dedicação, várias formações e anos de experiência na área de ortodontia, Polyana traz para Salvador o que há de mais moderno em tratamentos da odontologia digital. 

Aos 11 anos, Polyana já trabalhava com sua tia em uma feira livre de sua cidade, tendo que se levantar às 4h30 da manhã para montar a barraca, organizar os produtos e vender pastéis. Na época, o foco era adquirir uma calça jeans para usar na escola, mas a experiência a ajudou de outras formas. Quem conheceu aquela jovem na feira aos finais de semana, não imaginava que toda a trajetória que viria pela frente a transformaria em uma ortodontista de sucesso, reconhecida como referência no tratamento digital e primeira profissional Invisalign Top Doctor Emerald do Nordeste.

“Eu venho de uma família muito humilde, então desde cedo a gente foi acostumado a se virar, a sempre dá um jeito honesto de conseguir as coisas. Se eu quisesse um tênis, uma calça, qualquer coisa assim, eu precisava procurar uma forma de juntar esse dinheiro. Então eu dei meu jeito, meu primeiro trabalho foi vender pastel na feira aos sábados. Eu ajudava minha tia e conseguia o dinheiro para comprar minhas coisas”, comenta Oliveira.

Como grande parte dos estudantes de ensino superior no Brasil, uma das principais dificuldades enfrentadas por Polyana ao longo da vida acadêmica foi a manutenção dos custos necessários para a conclusão do curso. “Eu tinha que me manter, né? Meu pai não tinha como arcar com tudo durante o período da graduação, eu morava em uma república e precisava de renda. Um dia passei por uma loja e vi que estavam precisando de motoboy para entregas, como eu sabia pilotar moto, cheguei lá e disse para a dona: ‘você acabou de encontrar seu motoboy, vou te ajudar com isso e melhorar suas vendas’”, detalha, Polyanna, sobre a época que trabalhou com entregas para uma grife de roupas. Foram cinco anos, o período inteiro da graduação, trabalhando como motogirl.

Polyana comenta ainda que na época conseguiu juntar bastante dinheiro com o delivery de roupas e isso a ajudou muito com os custos do período acadêmico. Mas, para além da busca por melhorias financeiras, a dedicação aos estudos sempre foi o seu principal diferencial. Mesmo antes de concluir o curso de Odontologia, o currículo da dentista, hoje referência em tratamentos com ortodontia digital, já contava com diversas especializações nas áreas de: ortodontia, ortopedia facial, implantes e odontopediatria para crianças especiais.

Empreendedora desde a adolescência, Polyana sentiu que precisava buscar outras formas de apresentar a odontologia para os seus pacientes. Foi quando decidiu que transformaria a experiência da ida ao dentista através de técnicas inovadoras e procedimentos mais rápidos, tudo agregado ao atendimento humanizado e personalizado, algo que já a acompanhava desde a faculdade e sentia forte identificação. “Foi um desafio sem precedentes! Uma cidade nova, ninguém me conhecia, com vários nomes já consolidados na concorrência. Mas meu atendimento era o diferencial, mesmo com um empreendimento novo, a forma como eu tratava meu paciente, o carinho, a atenção, as resoluções, tudo transformava a ideia que o paciente tinha sobre a ida ao dentista. E deu muito certo!”.

A motivação por sempre oferecer o melhor, junto à vontade de ser sempre uma referência naquilo que se dedicava a fazer, impulsionaram Polyana a buscar constantes evoluções. Hoje, além do atendimento especializado e referência em Odontologia Digital, fornece ainda consultoria para profissionais da área que buscam transformar a experiência com saúde bucal. “Eu sempre quis ser dentista, eu tenho o dom pra isso! Para mim, odontologia não é sobre procedimentos, é sobre pessoas. O paciente chega para ser atendido, resolver um problema da saúde bucal, mas às vezes ele está com a cabeça cheia de problemas, ele precisa de conversa, de acolhimento! Isso é o atendimento humanizado, esse é o significado da minha atuação como dentista”, explica.

Com toda bagagem adquirida no percurso que traçou desde o seu primeiro emprego como vendedora, Polyana Oliveira expande seus negócios para a capital baiana neste ano. Em parceria com o Alison Sodré – referência em lentes de contato e pós-graduado em prótese dentária -, traz para Salvador o que há de mais inovador na odontologia digital através do IOS – Instituto Oliveira Sodré. Com o objetivo de fornecer tratamentos inovadores e mais rápidos, através de atendimentos personalizados e exclusivos, a dupla de especialistas chega para revolucionar a ideia que se tem sobre odontologia.

“Todo esse percurso foi muito prazeroso para mim. Juntei muito dinheiro. As experiências que adquiri como motogirl, secretária e até mesmo as vendas na feira com a minha tia, me ensinaram que nada é impossível! Hoje eu falo sobre isso com meus alunos, basta a gente ter clareza, e quando falo clareza é com relação a traçar um caminho para atingir os seus objetivos e também os passos para seguir por esse percurso até a culminância, até conseguir aquilo que te motivava a continuar”, finaliza Polyana Oliveira.

Imagem: divulgação (Denize Souza)

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário