Alma News

Em Paris, no Cine L´Arlequin, o 23° Festival de Cinema Brasileiro

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

Com a reabertura das salas de cinema na França, o esperado Festival de Cinema Brasileiro de Paris poderá acontecer “em carne e osso”, e o evento está marcado para 1° a 4 de julho, como de costume no Cine L´Arlequin, no 6° distrito da Cidade Luz. É a sua 23ª edição, com a incansável batalhadora pela cultura brasileira na França Kátia Adler na coordenação da Jangada Produções e na direção artística do mesmo. Para este ano, o enfoque será a presença da comunidade negra no cinema nacional.

Haverá uma homenagem ao ator baiano Lázaro Ramos, presente em cinco dos filmes a serem projetados, inclusive o da abertura do festival, “Decreto Presidencial”, inédito no Brasil e sem data para entrar em cartaz nas nossas salas, filme do qual o soteropolitano Lázaro, 42 anos, é o diretor pela primeira vez na sua fulgurante carreira artística.

Todos os filmes têm um bate-papo bilíngue com o público no final de cada sessão, em ambiente comunicativo e caloroso de troca. Na abertura, será com o realizador Luís Lomenha, e, ainda a ser confirmado, um debate em videoconferência com a equipe do filme “Decreto Presidencial”.

Entre os destaques desta edição, “O Beijo no Asfalto”, direção do também ator Murilo Benício, com a grande Fernanda Montenegro. Tem também “O Professor de Violino”, de Sérgio Machado; “O Silêncio da Chuva”, de Daniel Filho, em avant-première europeia; e “Madame Satã”, do brasileiro-argelino Karim Ainouz, que por sua vez estará de volta às telonas francesas com “O Marinheiro das Montanhas”, no próximo Festival de Cannes, este ano excepcionalmente também em julho, e não em maio, como sempre acontece.

Salve a cultura brasileira da Sétima Arte de volta à França!

Mais informações: www.jangada-vod.com e www.jangada.org

Foto: divulgação do evento

Colaboração de Duda Tawil

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário