Gastrô

Especial para Páscoa: professora de Gastronomia indica receitas de sobremesas para fazer em casa

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

Com a Páscoa chegando, já começamos a pensar quais serão as receitas que marcaram o dia. E se mesmo com as restrições esse momento não precisa passar em branco, para comemorar a data de casa, a professora Luísa Talento, coordenadora do curso de gastronomia da UNIFACS, reuniu dicas para fazer receitas cheias de chocolate, poder fazer um prato delicioso e que saia do comum do dia a dia. “Sabemos que esse dia é normalmente passado em família, mas mesmo sem poder encher a casa, podemos sair um pouco do rotineiro com uma sobremesa ou um docinho diferente para mudar a rotina” afirma Luisa.

OVO DE POTE CROCANTE

Ingredientes:
1 kg de chocolate 70%
300g de flocos de arroz
300g de creme de Ovomaltine
250g de bolo de chocolate esfarelado
2 formas de ovo de chocolate de 500g

Modo de preparo: 
Cubra a forma de chocolate com o chocolate já temperado e derretido, coloque para refrigerar até cristalizar. Una as duas bandas do ovo de chocolate e corte com uma faca grande e quente as pontas do ovo, faça camadas do creme de Ovomaltine e do bolo de chocolate e vá alternando até preencher todo o ovo. Finalize com uma camada de Ovomaltine em pó.

OVO DE COLHER DE CENOURA E CREME DE CHOCOLATE

Bolo de cenoura:

Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de óleo
3 cenouras médias raladas
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:
Bata no liquidificador a cenoura, os ovos e o óleo. Acrescente o açúcar e bata novamente por 5 minutos. Em um bowl acrescente a farinha e misture novamente. Depois adicione o fermento e asse em um forno preaquecido a 180° C por aproximadamente 40 minutos.

Creme de chocolate

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 e ½ caixa de creme de leite
1 colher de sopa de manteiga
30g de cacau em pó

Modo de preparo :
Em uma panela junte todos os ingredientes mexa até soltar da panela, deixe esfriar.

OVO DE COLHER

Ingredientes:
500g de chocolate ao leite
Forma de ovo de 500g

Modo de preparo:
Após temperar e derreter o chocolate aplique na forma, deixe cristalizar. Agora, comece a montar o ovo de colher, apoie a casca para poder rechear, com ajuda de uma manga de confeiteiro coloque o creme de chocolate no fundo da casca, depois, o bolo de cenoura cortado em pedaços grandes, por cima coloque mais creme de chocolate e finalize com uma camada de farofa do bolo de cenoura.

Imagem: reprodução

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário