Pet Mania

Evento de cross training para cães na praia promove bem-estar para pet e tutor

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

Nesse final de semana, Salvador e Vilas do Atlântico irão receber uma ação inédita para os tutores que amam se divertir e fortalecer a conexão com seus pets: Maral na Praia. Realizado pelo centro de treinamento de cães Maral Crossdog, com o apoio do Shopping Bela Vista, o evento vai promover atividade física para cães e tutores no sábado (21/08), na praia de Armação, e no domingo (22/08), na praia de Vilas do Atlântico, com turmas às 6h e às 8h.

A programação contará com uma sequência de atividades físicas programadas para cães e tutores, desenvolvidas pelos educadores físicos Ana Clara Matos e Fred Brito, e terá a supervisão da médica veterinária Dijara Santos, além de uma equipe de adestradores. Para participar com o seu cãozinho, os tutores devem pagar R$ 30 e levar 1kg de ração (opcional).

A programação terá início com a mobilidade para tutores, seguida de aquecimento para a dupla. A atividade principal do evento é um circuito onde cães e humanos percorrem lado a lado, fortalecendo a relação e estimulando a cognição e inteligência dos cães. O encontro também contará com uma iniciação na prática do frisbee e terminará com banho de mar livre, se as condições estiverem propícias.

“O Shopping Bela Vista incentiva e apoia a prática do esporte, e com os pets não poderia ser diferente. Abraçamos esse projeto por acreditar que a atividade física gera uma série de benefícios para os cães, além de sermos considerados Pet Friendly, ou seja, permitimos a presença de animais de estimação de pequeno porte. O mercado de pet está em forte crescimento e temos acompanhado essa tendência”, conta o gerente de Marketing do shopping, Ticiano Cortizo.

O crossdog é uma nova modalidade de esporte para todos os tipos de cães que envolve agility, adestramento e resistência. A prática vai muito além de fortalecer músculos e melhorar o sistema respiratório, pois também desenvolve a inteligência, a obediência, a agilidade e a concentração do cão. Por isso, o crossdog também pode ser útil para contornar diversos problemas comportamentais, de agressividade ao medo.

Para que o animal se sinta estimulado e consiga realizar o exercício com destreza, o condutor precisa estar em sintonia com o cão, isto fortalece a relação entre ambos e os levará a outro patamar de colaboração, obediência e vínculo.

Confira a programação completa abaixo:

  1. Aquecimento – Mobilidade: corrida ou caminhada intensa para aquecer cães e donos (8 min).
  2. Exercício para os humanos sob comando dos profissionais de educação física Fred Brito e Ana Clara Matos (tempo estimado: 12 min).
  3. Atividade principal: circuito lado a lado feito com os obstáculos de salto (de altura removível e ajustada) para os cães e circuito de funcional ao lado (tempo estimado: 20 min).
  4. Frisbee – apresentação do esporte: iniciação.
  5. Cool Down – livre: estimular o banho no mar se as condições estiverem propícias.

Fotos: Bruno Grangeon

 

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário