Mulheres que trabalham abnegadamente em pedreiras sob o forte sol da Chapada Diamantina, esposas e mães dedicadas que não se furtam a enfrentar os desafios da vida para sobreviver. Imagens como essas, registradas pelas lentes do jornalista, publicitário e escritor Alexandre Augusto, você poderá apreciar na exposição Mulheres de Pedra, que estará em cartaz de 24 de maio a 30 de julho, no Teatro Gregório de Mattos (Praça Castro Alves).
O ensaio é resultado de viagens que Alexandre fez nos últimos anos à Chapada Diamantina. Nessa região, é comum ver famílias inteiras trabalhando em pedreiras. São 21 fotografias que revelam cores, costumes e paisagens típicas do sertão baiano. “As mulheres da Chapada trabalham de sol a sol para botar comida na mesa. Mesa que de noite elas vão arrumar para os maridos e filhos. É isso que quero mostrar com as minhas fotos. A dignidade dessas mães, esposas e filhas”, diz Alexandre, que é autor da biografia do sambista carioca Moreira da Silva (O Último dos Malandros, Record, 1996).
O texto de apresentação da mostra é da jornalista e escritora Joselia Aguiar, atual curadora da Festa Literária Internacional de Paraty – Flip. Mulheres de Pedra poderá ser visitada de terça a domingo, das 14h às 19h. A abertura acontece nesta quarta-feira (24/5), às 19h, para convidados.