Alma News

Exposição Semana Baiana da Cachaça celebra o dia do destilado mais famoso do país

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

No mês de setembro, precisamente no dia 13, celebra-se o Dia Nacional da Cachaça. E, para comemorar, a Quitanda do Baianinho realiza em parceria com o Salvador Shopping, a exposição Semana Baiana da Cachaça, com a mostra de grandes rótulos, que tem como objetivo abordar a importância social, cultural e econômica do maior destilado do Brasil. A ação pode ser visitada gratuitamente, no período de 2 a 20 de setembro, no Espaço Gourmet – Piso L1.

Um dos destaques é a exposição da Cachaça Salinas, natural de Minas Gerais, que desde 2018 é considerada a capital mundial da bebida. A cachaça começou a ser produzida na cidade mineira com a chegada dos primeiros fazendeiros que seguiram os rastros da pecuária. Alguns deles chegaram da Bahia no século XIX (entre 1880 e 1890), passaram a desbravar as redondezas e reservar áreas de suas fazendas para o plantio de cana. A mostra ainda possui outros itens históricos de Salinas.

Na ‘Semana Baiana da Cachaça’, o público ainda vai saber mais sobre a tradição e cultura da Cachaça de Alambique na Bahia e no Brasil, além de apresentar produtos da região do Recôncavo Baiano de cooperativas ligadas ao universo da agricultura familiar, tais como: geleias, rapaduras, pimentas e mandioca.

Imagem: reprodução

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário