Turistando

Fantasias das escolas de samba cariocas em Moulins, na França

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

A cidade de Moulins, no centro da França, em 3 de dezembro vindouro, fará vernissagem de uma exposição histórica no seu Centre National du Costume de Scène – CNCS: serão fantasias emblemáticas com o melhor das escolas de samba cariocas, na maior mostra desse gênero, de todos os tempos, feita na Europa.

Ela foi concebida pela Incentivo Brasil, à frente o empresário e agitador cultural Alexis de Vaulx, francês e cidadão honorário da Cidade do Rio de Janeiro, e o saudoso curador Alexandre Couto, que veio a falecer de covid no meio do projeto. Conta com apoio institucional da Liga Independente das Escolas de Samba – Liesa, da Riotur, da Prefeitura do Rio, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio, da Embaixada do Brasil na França e do Governo Federal, através da Embratur.

O Centro Nacional dos Figurinos de Cena, em português, é o maior e famoso no seu gênero, no mundo. Está sediado num belíssimo palácio do século XVI (foto de capa desta matéria/divulgação CNCS). O seu presidente é o grande estilista Christian Lacroix, Delphine Pinasa é a sua diretora e Margot François, responsável pela comunicação, compõem a sua prestigiosa e respeitada equipe.

A mostra será ambientada em mais de 8000m2, com 1 tonelada e 600kg das mais belas fantasias, que ficaram na lembrança do folião carioca. Montada de maneira realista, com carros alegóricos e tudo mais, o visitante terá a sensação de pisar na Marquês de Sapucaí! Além disso, o Centro de Memória da Liesa (www.liesa.globo.com) e a Riotur (www.rio.rj.gov.br) cederam seus arquivos com fotos, filmes e demais materiais relativos ao Carnaval, para ilustrar e compor a exposição.

Fantasias de 2009 da Grande Rio, um desfile memorável que homenageou a França (foto: arquivo de Annie Sidro)

A exposição “Trajes do Carnaval do Rio” ficará em cartaz até 30 de abril de 2022, e Moulins está a 2h30 de Paris, pelo trem saindo da estação Gare de Bercy (www.sncf.com).

Ziriguidum, oba oba! Bum bum paticubum prugurudum!

 

Mais informações: www.cncs.fr e www.incentivobrasil.com

 

Por Duda Tawil, correspondente do Alma Baiana na França

 

 

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário