Próximo de comemorar 144 anos, em 10 de fevereiro, a Filarmônica Minerva Cachoeirana foi contemplada com a seleção do projeto “Minerva Cachoeirana Além da Música”, no segmento musical. A ação, que vai beneficiar crianças, adolescentes e adultos em Cachoeira, foi escolhida num universo de propostas concorrentes da Bahia, ao adital “Transformando Energia em Cultura”, do Instituto Neoenergia.
O edital é uma das mais importantes ações de incentivo à arte e cultura do Brasil e acontece anualmente, em parceria com distribuidoras do instituto, por meio de programas e leis de incentivo à cultura estaduais como o FazCultura. As instituições contempladas têm como principal objetivo realizar ações socioculturais voltadas, prioritariamente, para a inclusão social de crianças e jovens em vulnerabilidade social, bem como valorizar a cultura local, suas origens, tradições e influências.
Os projetos são avaliados por comitês regionais que priorizam critérios técnicos e a proposição de projetos que atendam também aos desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em sua primeira edição na Bahia, a iniciativa do Instituto Neoenergia em parceria com a Neoenergia Coelba recebeu 347 projetos inscritos em 2021.
A Minerva Cachoeirana é uma das filarmônicas centenárias da Bahia e mantém a Escola de Música Alcides dos Santos, que oferece curso gratuito de iniciação musical para crianças e adolescentes. A direção pedagógica da escola é da professora Denise Marques e os maestros da filarmônica são Felisberto José da Silva (vice presidente) e Clarício Mascarenhas Marques.
Foto: Divulgação