Alma News

Grupo cultural promove oficinas virtuais gratuitas de máscaras venezianas, ibéricas e tradicionais

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

Em tempos tão difíceis da pandemia, a regra é se cuidar e ficar em casa. E pra quem quer aproveitar a oportunidade para aprender uma técnica e desenvolver novas habilidades, o Grupo Cultural Samba de Roda de Maragogó, por meio do Projeto A Essência viva dos antigos carnavais, promoveu uma série de oficinas gratuitas e virtuais que remontam a produção de máscaras presentes ao longo da história do Carnaval de Maragojipe, com mais de 180 anos. Com influências venezianas, ibéricas e fortes raízes nas tradições afro-indígenas, a festa popular é um verdadeiro caldeirão cultural que mantém, todos os anos, a confecção de fantasias, os mascarados de maragojipe.

Quatro oficinas, todas com carga horária de duas horas, já estão disponíveis ao público: Oficina virtual de Máscaras Venezianas, ministrada pela oficineira Rita de Cássia Bispo;  Oficina Virtual de Máscaras Ibéricas, ministrada pelo Oficineiro Bartolomeu Conceição; Oficina Virtual de Máscaras Tradicionais, por Rita de Cássia Bispo, e  Oficina Virtual de Máscaras Ibéricas, por Bartolomeu Conceição dos Anjos. As atividades poderão ser acompanhadas gratuitamente pelo Youtube (Carnaval de Maragojipe 2021). Para mais informações, basta acessar as redes sociais @carnavalmaragojipe e o site em www.carnavalmaragogipe.com.br.

Foto: Mascarados – Maragojipe – Francisco Gomes

 

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário