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Home office prolongado e falta de ergonomia são responsáveis por aumento das dores na coluna

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

O home office durante a pandemia do coronavírus foi fator determinante para adaptações na rotina de muita gente. Essa situação, que estava prevista para durar apenas algumas semanas, foi incorporada por muitas empresas de maneira híbrida ou integral. Entretanto são poucos os que possuem, em suas casas, uma estrutura adequada para passar horas trabalhando. Dores na coluna são, em geral, o primeiro sinal da ausência de um ambiente propício para o trabalho (mesa, cadeira, iluminação, entre outros).

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 52% das pessoas maiores de 18 anos apresentaram diagnóstico de doenças crônicas. 21,6% delas, cerca de 34,3 milhões de pessoas, apontaram problemas de coluna.

“Com o aumento das atividades em home office, que se traduz em longas horas sentado e sem um ambiente ergonômico correto, observamos um aumento das queixas de dores na coluna decorrentes da sobrecarga sobre a coluna lombar”, conta o ortopedista de coluna do Itaigara Memorial Clínica da Coluna Djalma Amorim Junior.

Na foto, o médico Djalma Amorim Junior (divulgação)

Ainda de acordo com o ortopedista, trabalhar na cama ou no sofá é totalmente desaconselhável: “Ainda que seja possível apoiar a lombar na parede ou cabeceira, o pescoço é projetado para frente, sobrecarregando os ombros, e para baixo, o que pode causar dores ao final do dia”.

Home office sem dor

Talvez você não possua o melhor local para trabalhar, mas existem algumas dicas que você pode adotar para garantir a saúde da sua coluna:

  • Ajuste a altura da cadeira para permitir o apoio total dos pés no chão, com os joelhos em um ângulo de 90 graus;
  • Sente-se com os glúteos perto do encosto da cadeira e mantenha o tronco ereto;
  • Posicione o computador na altura dos olhos;
  • Aproxime a mesa do corpo a fim de que não seja necessário curvar a coluna, os ombros ou o pescoço;
  • Mantenha os antebraços apoiados e em um ângulo de 90 graus.

Imagem: reprodução

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