Alma News

Labcenas promove valorização e intercâmbio entre profissionais da área técnica das artes cênicas

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

O Labcenas (Laboratório de Tecnologias para a Cena) propõe um circuito de formação, debate, pesquisa e difusão de conhecimentos que envolve áreas técnicas das artes cênicas. Em sua primeira edição, o projeto promoverá uma série de atividades gratuitas online durante o mês de março, como mesas de diálogos, oficinas e o lançamento de uma revista digital.

O projeto surge da necessidade de pautar a importância das áreas técnico-criativas e de seus trabalhadores para a produção artística, além de suscitar o fomento ao campo das tecnologias aplicadas às artes. “Em consonância com outras iniciativas nacionais, o Labcenas atende a uma deficiência histórica no acesso à informação, capacitação e produção de conteúdos para as áreas técnicas do fazer artístico, no estado da Bahia”, comenta Moisés Victório, um dos diretores do projeto.

Todas as segundas de março, às 19h, ocorrerá o Labfórum, espaço para discussão de assuntos do universo da técnica nas artes, online no YouTube. Ao envolver uma rede de mais de 30 profissionais atuantes no campo técnico na Bahia e em outros estados, cada encontro tratará de temas como virtualização dos espaços culturais, a centralização do mercado teatral em Salvador, questionamento sobre os espaços ocupados pelos profissionais negros na cena teatral baiana, a importância da escuta e diálogo no processo criativo da iluminação cênica e o mercado da cenografia.

Ao produzir espaços para intercâmbios, reciclagens e aprimoramentos entre profissionais iniciantes e experientes, serão ministradas, ao longo de março, seis oficinas, que visam buscar a capacitação e aprimoramento dos profissionais técnicos nos campos da sonorização, iluminação, maquiagem, autogestão e coordenação técnica. A convocatória para envio de textos ficou aberta até dia 28 de fevereiro, por meio do site www.bogum.com.br/revista-labcenas. A programação completa do projeto e as inscrições para as oficinas estão disponíveis no site www.bogum.com.br/labcenas.

Foto: divulgação.

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário