Cultura

Lançamento do livro Berro D’ Água: festa, arte e boemia na cidade da Bahia

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

No dia 25 de novembro, quinta-feira, a partir das 17h, será realizada, no barPóstudo (Rio Vermelho), a grande festa de lançamento do livro vertiginoso daquele que comandou a noite baiana nos Anos 70/80, Charles Pereira. O livro BERRO D’ÁGUAFESTA, ARTE E BOEMIA NA CIDADE DA BAHIA, rememora os expoentes das artes, do ativismo cultural, da imprensa e da boemia nos fervidos anos 70 e 80, quando a cultura baiana resplandecia nacionalmente. Para levar às ruas o livro com as histórias do Berro– bar e restaurante de Salvador, que fervilhou nos anos 70/80, sendo considerado o maior restaurante ligado à cultura que a cidade já ouviu falar  – Charles Pereira contou com a produção executiva de Sérgio Siqueira, organização de originais e edição de Lula Afonso, revisão e diagramação de Bete Capinan e design gráfico de Luisa Ambros. Na noite de lançamento, público e convidados curtirão a apresentação do DUO S’PALA, com Paulinho Andrade (Sax) e Luizinho Assis (teclados).

Mas, o livro de Charles estende-se além do registro das personas e dos idos e acontecidos na muvuca do balcão e das mesas do Berro. São preciosas para a Memória de Salvador as reminiscências de estabelecimentos icônicos como o Berro D’Agua  Tabaris, o Maculelê, o velho Maciel, o Mirante do Belvedere da Sé, a Rua Chile, o Anjo Azul, o Balaio, o Barroco e outros points onde se reuniam artistas, figuras lendárias da cidade e monstros sagrados da boemia. E na ponta norte da Baía de Todos os Santos, o espírito irreverente e festivo do Porto da Barra é traduzido com relatos tocantes de personagens da “fauna baiana” que, sem a pena universal de Jorge Amado e, agora, com o livro “global-paroquial” de Charles Pereira, se desvaneceriam na Memória da Primeira Capital.

Serviço

Lançamento do Livro

BERRO D’ÁGUA: FESTA, ARTE E BOEMIA NA CIDADE DA BAHIA

Com apresentação do DUO S’PALA – Paulinho Andrade (Sax) e Luizinho Assis (teclados)

Data: 25/11/2021

Hora: A partir das 17h

Local: Bar Póstudo

Endereço: Freeshop do Rio vermelho – R. João Gomes, 87 – 1° andar – Rio Vermelho

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário