Turistando

MAMAC homenageia Daniel Spoerri, em Nice

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

O Teatro dos Objetos de Daniel Spoerri é a grande exposição deste outono-inverno do Museu de Arte Moderna e Arte Contemporânea – MAMAC, em Nice, no sul da França. A mostra ficará em cartaz até 27 de março de 2022, pois coincide com a data de aniversário do artista, entrando nos primeiros dias da primavera europeia do vindouro ano.

O artista em setembro de 1984, com um chapeú cheio de ovos, em foto de Wieczorek

 

Artista e escritor nascido na Romênia em 1930, refugiado na Suíça, hoje com 91 anos, Spoerri mais tarde integrou o movimento artístico de vanguarda Novo Realismo, fundado em 1960 em Nice pelo crítico de arte Pierre Restany e pelo pintor Yves Klein, contemporâneo da Pop Art nos Estados Unidos. Sua arte é mais conhecida por montagens de objetos do cotidiano, ou assemblage de grupos de peças do dia a dia, formando uma obra maior.
Réplica feita pelo artista do seu quarto Chambre 13 de l’Hôtel Carcassone, no Quartier Latin, em Paris, para exposição no Guggenheim de Nova York, em 1998.
A curadora da exposição é Rébecca François, a cenografia de Peaks e a diretora do MAMAC é Hélène Guenin.
Mais informações: www.mamac-nice.org e Instagram @mamacnice_officiel

 

. Por Duda Tawil, texto e fotos, correspondente do Alma Baiana na França

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário