Alma News

Maria Bethânia doa obras para a Igreja da Graça

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana
A cantora santo-amarense Maria Bethânia Vianna Telles Velloso, que completa 55 anos de carreira neste 2020, acaba de demonstrar outro especial apreço pela história de Catarina Paraguaçu, índia tupinambá que foi batizada e convertida ao catolicismo ao se casar com Diogo Álvares Correia, náufrago português acolhido pela tribo e também “batizado” como Caramuru, pelos índios. É o primeiro casal da sociedade mestiça brasileira que se tem notícia.
.
Ela enviou cerca de 200 exemplares, entre CDs e DVDs, que podem ser adquiridos na lojinha da Igreja da Graça, com toda a renda revertida para ajudar na manutenção do templo, que sempre necessita de doações. Entre eles, o espetacular “Abraçar e Agradecer”, que ilustra esta matéria, histórico registro audiovisual do show dos seus 50 anos de vitoriosa carreira, festejados no Brasil e mundo afora, entre 2015 e 2016.
.
O Mosteiro de São Bento, guardião do templo, a convidou, e Maria Bethânia de pronto aceitou ser a madrinha do projeto de implantação do Centro de Cultura  e Memória Catarina Paraguaçu no claustro da igreja que guarda os restos mortais da índia, e que nos seus primórdios era uma simples ermida que ela pediu para ser erguida.
.
Intuída pelas aparições de uma senhora em sonhos recorrentes, Catarina reconhece a senhora em uma imagem da virgem, encontrada entre destroços de um naufrágio nas praias de Salvador, e manda erguer a primeira igreja em louvor a Nossa Senhora no Brasil, e a segunda mais antiga igreja da Bahia, situada no hoje chamado Largo da Graça. Festeja-se Nossa Senhora da Graça em 18 de dezembro, enquanto que Nossa Senhora das Graças é em 27 de novembro, em virtude das aparições em Paris, no Séc. XIX, na Rue du Bac, da Virgem Maria para a freira Cathérine Labouré, na Capela da Medalha Milagrosa. Por este motivo, Santa Cathérine Labouré é festejada no dia seguinte, 28 de novembro.
.
Os CDs e DVDs já estão disponíveis na lojinha da igreja, nos valores de R$30 e R$40, respectivamente. Vamos todas e todos ajudar a ajudar a Igreja da Graça!
.
.

.Colaboração de Duda Jasmin Tawil

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário