Gastrô

Museu do Sorvete reabre amanhã no Solar Amado Bahia

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

Com mais de 115 anos de história, o Solar Amado Bahia reabre para visitação interna a partir desta quinta-feira, dia 2, na orla da Ribeira. Tombado pelo Iphan, o casarão histórico foi construído e esculpido artesanalmente, com um projeto colonial de arquitetura eclética. Tem 52 cômodos, mais de 107 portas e uma profusão de cores, estilos e formas, tendo, em quase todos os cômodos, paredes em escaiolas (pintura artesanal e sofisticada que imita mármore). O imóvel possui três pavimentos, dos quais dois estarão abertos ao público.

No primeiro piso há uma visita guiada ao mundo do sorvete e no segundo está a “cereja do bolo” desta grande atração: tem uma capela com detalhes dourados e uma porta com um entalhe magnífico; os quartos das filhas de Amado Bahia e um lindo salão com paredes revestidas de espelhos franceses, vidros de janelas com desenhos delicados, como os feitos em cristais, além de outras centenas de detalhes de encher os olhos, cenário perfeito para um verdadeiro ensaio de fotos instagramáveis no local.

Com vista para a exuberante Península de Itapagipe, o Solar tem referências de diversos países europeus, tendo toda a sua extensão tomada por um gradil em peças feitas de ferro fundido com chumbo, importadas da França, além de uma escadaria com piso em mármore carrara. Ao fundo do casarão, que voltará a receber turistas e baianos, continua funcionando a Sorvetes Real – e todos os detalhes, horários e protocolos de ambas as atrações podem ser conferidas nos perfis oficiais @sorvetesreal e @solaramadobahia no Instagram.

Imagem: reprodução

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário