Alma News

Nice: candidata a Capital Europeia da Cultura de 2028

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

Desde que entrou para a lista do Patrimônio da Humanidade da UNESCO em julho deste ano, Nice, capital da bela região da Costa Azul, no sul da França, pretende focar a sua imagem, nos próximos anos, em um destino de turismo cultural, antes de tudo. A cidade é candidata a Capital Europeia da Cultura de 2028.

Neste sentido, grandes projetos já estão sendo implementados, e outros virão. Para revelá-los, o prefeito niçois Christian Estrosi, presidente da região PACA – Provence-Alpes-Côte d’Azur, convidou jornalistas para uma coletiva, na quarta, no Salão Chéret da Prefeitura de Nice, chamada “O Futuro das Atividades de Congressos, Exposições e Espetáculos da Cidade de Nice”.

Entre eles, está a transformação do atual Palácio de Exposições em Palácio das Artes e da Cultura em 2025; o funcionamento de quatro novos teatros nos quatro cantos da cidade, literalmente; a construção e inauguração em 2026/27 do PEC – Parque das Exposições e Congressos, no bairro de Arenas. Todos esses projetos com preocupação e respeito ecológicos, cercados de espaços verdes para o prazer da população, e assim também diminuir a poluição. E já para o primeiro semestre de 2022, abertura da nova estação de transportes próxima do Aeroporto Nice-Côte d’Azur, conectando as linhas de trem e do bonde com os voos.

Fato único nas grandes cidades francesas – Nice é a quinta neste ranking, com mais de 500 mil habitantes – entre 2022/23 o município será dotado de 3000 novos leitos de hotel, todos nas categorias 4 estrelas de luxo e os palaces. Hoje a rede hoteleira da cidade conta com 9500 leitos de todos os tipos. “Ou seja, ganharemos 1/3 da nossa capacidade atual”, sublinhou o dinâmico Estrosi.

O prefeito esteve acompanhado de sua equipe, entre eles o conselheiro municipal e vice-presidente da metrópole Jacques Richier e a secretária municipal e conselheira metropolitana e regional Magali Altounian, na presença de outras personalidades como o presidente do Ofício de Turismo Nice Metrópole, Rudy Salles, e o ex-prefeito de Saint-Martin-Vésubie, Gaston Franco.

Mais informações: www.nice.fr

Viva Nissa la Bella!

Por Duda Tawil, texto e foto, correspondente do Alma Baiana na França

 

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário