Bem Viver

Novembro Azul chama atenção para a importância da prevenção ao câncer de próstata

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

Quando um homem recebe o diagnóstico de câncer de próstata, não é fácil administrar. O objetivo principal é se livrar da doença o mais rápido possível. Em contrapartida, dificilmente se leva em consideração outros pontos relevantes como, por exemplo, a preservação da fertilidade. E entre as principais consequências do tratamento, está a infertilidade masculina. A doença pode causar esterilidade temporária ou definitiva. Isso vai depender do tipo, intensidade do problema, momento em que foi descoberto e dos tratamentos a serem realizados, como cirurgia, radioterapia e quimioterapia. No entanto, já existem formas de garantir a chance de ter um filho no futuro, mesmo após a conclusão da batalha contra o câncer. Na IVI Salvador, um exemplo de solução é o Programa Preserva.

O Programa tem como objetivo o congelamento de sêmen, preservando o sonho da paternidade, caso realmente se confirme o diagnóstico de infertilidade após a conclusão dos tratamentos. Para tanto, são usadas técnicas de reprodução assistida utilizando o sêmen congelado, posteriormente. Mas fica o alerta: o congelamento deve ser feito antes de iniciar o tratamento. A coleta pode ser realizada após a puberdade e consiste apenas na masturbação (método não invasivo). São coletadas várias amostras que seguem para a criopreservação, que nada mais é do que a técnica de congelamento.

 Vale lembrar que o congelamento de sêmen pode ser uma alternativa para outros problemas, além do câncer; tais como infecções virais, doenças degenerativas e varicocele.

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário