Turistando

O desenho de joias na École des Arts Joailliers, em Paris

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

Le Bijou Déssiné, ou “A Joia Desenhada”, é a atual exposição da Escola das Artes em Joias, que segue até 14 de fevereiro de 2022. Ela pretende levar ao grande público o desenho de joias, pouco estudado, publicado e ainda menos exposto. Ele é uma verdadeira obra de arte em cores e nuances, que nos comove pela sua beleza e delicadeza, como pelo seu processo de criação.

Desde o Renascimento, desenhar uma joia constitui uma primeira etapa primordial, a que dá vida a uma ideia, e permite à ideia de tornar esse projeto, uma realidade. O objetivo da École des Arts Joailliers é fazer uma homenagem ao métier de desenhista de joias, focando na sua história, técnica e status profissional.

As obras selecionadas cobrem todo o século XIX até a Primeira Guerra Mundial, executadas por vários artistas ou designers, conhecidos ou anônimos, e ilustram uma grande diversidade de técnicas e utilizações. A pesquisa, a apresentação e o instrumento pedagógico. É compartilhar a cultura desta arte que é uma joia!

 

Relógio-pulseira de Ferdinand Verger (acerca de 1905) e relógio-pingente da Maison Boucheron (acerca de 1910)

São curadores da mostra Stéphanie Desvaux e Michaël Decrossas, e acompanha a exposição um livro, de mesmo título, escrito por eles e por Gullaume Glorieux, que também o assina a direção do mesmo e do catálogo. O prefácio é de Marie Vallanet-Delhom, presidente da École des Arts Joailliers, e Nicolas Bos, presidente e diretor-executivo de Van Cleef & Arpels.

Stéphanie Desvaux explica um pingente de René Lalique (acerca de 1898-1900) e um relógio-pulseira (de 1914) da Maison Cartier

A entrada é gratuita, mas com reservação, de terça a sábado das 12h às 19h, na Rua Danielle Casanova, 1⁰ distrito de Paris, perto da prestigiosa Place Vendôme e da Ópera. Mais informações no site www.lecolevancleefarpels.com

  • Por Duda Tawil, texto e fotos, correspondente do Alma Baiana na França

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário