Alma News

Pioneirismo: escola baiana antecipa novo ensino médio e apresenta sua fundamentação em quatro pilares

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

O novo ensino médio começa a ser implementado nas escolas públicas e privadas do país só a partir do próximo ano, mas no Grupo Perfil, as ações e o cronograma já são realidade para os seus estudantes. A nova proposta utilizada pela escola baiana ultrapassa o aumento da carga horária e a formação técnica profissional proposta pelo Ministério da Educação e traz com pioneirismo outros aspectos do processo de aprendizagem, a exemplo da inteligência emocional e formação da jornada de aprendizagem da educação infantil ao ensino médio.

“Já que teríamos que mudar o formato do nosso ensino médio, optamos por um processo com foco no desenvolvimento do ser humano direcionando para habilidades e competências. Além de componentes técnicos, nosso intuito é mediar a formação do estudante de maneira completa para estarem aptos a resolverem problemas complexos com agilidade, efetividade, criatividade e, principalmente, olhar para a coletividade”, conta a diretora do Grupo Perfil, Zeila Soledade.

Inteligência financeira e empreendedorismo; sustentabilidade; política e cidadania; e inteligência emocional são os pilares da proposta pedagógica do Grupo Perfil, cujas matrizes desenvolverão projetos para desenvolver os estudantes na área temática escolhida pelo aluno. Quanto aos inscritos no sexto ano, estes já terão um pontapé inicial para o ensino médio, tendo aulas semanais de projeto de vida e socioemocional, maker e educação digital

O Grupo está realizando um preparatório que, de acordo com a diretora da escola, parte do desejo de que as crianças já sejam preparadas para a pluralidade da vida e cheguem ao último nível da vida estudantil secundarista com um direcionamento de qual área é mais interessante para sua futura jornada profissional. “O Perfil sempre esteve à frente do seu tempo, sobretudo no que diz respeito À inovação e uso consciente da tecnologia e o olhar social. O pioneirismo, que é nossa marca, se reverbera agora na formação completa dos nossos alunos”, conclui Zeila.

Imagem: reprodução

 

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário