Alma News

Profissionais se mobilizam para retomar o turismo em Cachoeira

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

A Associação de Guias, Condutores e Monitores de Turismo do Estado da Bahia (AGCOMTUR-BA), com sede em Cachoeira, Recôncavo baiano, ponto de cultura do estado da Bahia, realiza ações de divulgação para promover a região através de suas redes sociais. A entidade convida a todos para visitarem Cachoeira e o Recôncavo, adotando todos os protocolos de segurança em saúde estabelecidos pelas autoridades sanitárias para orientar os turistas e visitantes que procuram a cidade.

A intenção é valorizar o potencial que historicamente a cidade sustenta e oferecer suporte institucional ao turismo histórico, cultural, náutico, étnico e afro religioso. Os passeios ao ar livre como a visita à cachoeira da Murutuba, city tour pelos principais pontos turísticos, passeios náuticos, turismo de aventura, visitas a terreiros de candomblés e às comunidades quilombolas em parceria com a Associação de Mulheres Quilombolas do Tabuleiro da Vitória e Adjacências são algumas opções oferecidas.

Foto: Sandroguia

Na região existem 24 quilombos que mantém atividades culturais de matriz africana, favorecendo o turismo étnico. O mirante com vista paisagística da Bacia do Iguape, São Francisco do Paraguaçu, Maragogipe e São Roque do Paraguaçu também pode ser uma alternativa nesse período de retomada das atividades turísticas na região, impactada com o contexto pandêmico.

Para Alexssandro Simão (Sandroguia), presidente da AGCOMTUR-BA a expectativa dos profissionais do setor é que a Secretaria de Cultura e Turismo, o Comitê Gestor da Vigilância Sanitária, a Câmara de Vereadores e os demais parceiros da entidade possam apoiar esse processo. “Seguindo os protocolos e cuidados, as atividades podem ser retomadas aos poucos para gerar emprego e renda. Precisamos intensificar essa divulgação e suporte de todos os envolvidos para que o turismo volte a acontecer de forma intensa e segura em Cachoeira”, afirma.

Foto: Sandroguia

A entidade defende ainda os interesses dos que dependem do movimento turístico, inclusive para o reaquecimento da economia local, com possibilidades de geração de renda, sobretudo para quem foi mais prejudicado com o momento pandêmico.

Ação governamental

A Secretaria Estadual de Turismo (SETUR-BA) tem investido em obras de infraestrutura e na qualificação do trade turístico, nos segmentos do turismo étnico, religioso, rural e náutico e apoia eventos expressivos da cultura do Recôncavo, como a Feira dos Caxixis, Festa de Iemanjá, Festa da Irmandade da Boa Morte, São João Feira do Porto, Feira Literária Internacional de Cachoeira e a Festa de nossa Senhora da Ajuda.

Projetos da AGCOMTUR-BA

Paralelo ao calendário festivo de Cachoeira e Região, a AGCOMTUR-BA presta diversos serviços na área turística e cultural como instalação de stands para oferta de city tours, informações e conduções, além do Projeto Guias e Monitores, em parceria com a Bahiatursa, no período junino. Os contatos com a entidade são: Instagram @turismocachoeira, (71) 99154-5965 e e-mail: agcomturba@gmail.com  ou cachoeira.actup@gmail.com.

Foto da capa: Sandroguia

 

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário