Alma News

Projeto musical faz releituras de clássicos infantis e os adequa a versões positivas e afetuosas

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

álbum Travessuras com cantigas para Crianças, de Sabetai Calderoni, é um projeto musical que faz releituras de grandes clássicos folclóricos infantis de domínio público e os adequa a versões mais lúdicas, positivas, afetivas e éticas. Canções populares como “O Cravo e a Rosa” ganham versos carinhosos “O Cravo brincou com a Rosa” e no lugar de “Atirei o pau no gato” um atencioso “Eu dei leite para o gato”. “Resolvi reescrever cantigas tradicionais, repensando os valores que transmitimos na formação e na educação dos petizes. Para que não se perdesse a familiaridade ancestral cultivada através de tantas gerações, procurei manter as frases e a sonoridade das palavras, preservando os temas e a ambiência em um clima de divertimento e alegria”, explica Sabetai Calderoni.  

O disco é composto por 15 canções, sendo todas as adequações das letras de Calderoni, a engenharia de som de Adonias Souza Junior, as ilustrações de Noleto e a diagramação de Eduardo Tardiolli. Já os arranjos, voz e instrumentos ficaram por conta de Fábio Cadore, exceção feita as faixas 14 e 15 que contaram com arranjos de Lula Alencar. Todas as faixas do álbum ganharam versões divertidas em vídeos de Alexandre Coscodai e Juliana Nascimento e estão disponíveis em canal do Youtube. “Acredito que propagar musicalmente valores voltados à ética, ao afeto e à sociabilidade cooperativa não farão mal a ninguém e talvez ajudem um pouco a melhorar o mundo”, finaliza Calderoni.

Foto: capa do álbum Travessuras com Cantigas para Crianças (divulgação).

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário