Alma News

Projeto realiza curso de palhaçaria e espetáculo circense em abril e maio

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

Tem palhaço na internet, sim, senhor! O projeto “Pé de Circo na Cidade” retoma em abril suas atividades de formação e difusão da arte da palhaçaria, agora adaptado aos meios digitais. Após uma primeira etapa presencial, realizada em março de 2020 e interrompida por conta da pandemia, a iniciativa volta com duas novas edições do Curso de Formação de Palhaço e apresentações ao vivo, em abril e maio, do espetáculo “Jornal Palhaçal”, que reúne os artistas Alexandre Casali, Camila Souza, Igor Sant’Anna e Geovane Nascimento.

Inteiramente on-line e gratuita, a iniciativa visa à formação e multiplicação de palhaços-educadores por meio de oficinas, com aulas ministradas remotamente por Alexandre Casali, o palhaço Biancorino, e Igor Sant’Anna, o palhaço Caxambó, via plataforma Google Meet, além de espetáculos abertos ao público, transmitidos pelo canal do projeto no YouTube.

As atividades serão retomadas no dia 10 de abril, com a realização do segundo Curso de Formação de Palhaço, com vagas já esgotadas, e voltado para moradores do bairro do Costa Azul e adjacências maiores de 18 anos. As aulas remotas acontecerão nos dias 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de abril, sábados e domingos, das 9h às 13h.

Residentes do Centro Histórico e imediações serão o foco do terceiro curso realizado pelo projeto. Para este público, as inscrições, com vagas limitadas, serão abertas no dia 1º de maio, através de link no perfil do Instagram @pedecirco, com aulas acontecendo aos sábados e domingos de maio. O projeto oferecerá ainda mentorias individuais para cada um dos participantes, que produzirão um pequeno esquete que irá compor um mini documentário lançado no final do projeto, em junho.

A ideia é que, após a formação, cada um dos palhaços-educadores se torne um mediador cultural no bairro em que reside, mobilizando a própria comunidade para a criação e fortalecimento da cultura da arte de rua. O projeto foi contemplado pelo edital Gregórios – ANO II, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador e é executado pelas Cia Pé na Terra, Sim Produções Artísticas e Cia de Palhaço Orgânico.

Foto: pré-pandemia (divulgação)

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário