Gastrô

Restaurante Benedita é inaugurado na Pituba

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

Depois de ganhar muita visibilidade durante a quarentena com o delivery de churrasco Rainha do Cupim, a chef Emanuele Nascimento abre as portas do restaurante Benedita, resgate de um antigo projeto em homenagem a sua avó. A carne é a principal especialidade do novo espaço gastronômico da cidade, que aposta na cozinha brasileira regional. Ao contrário das churrascarias, o Benedita explora diversas proteínas animais no cardápio nordestino, através de várias formas como assado, grelhado, cozido e churrasco. O restaurante já está funcionando no Espaço 3, na Rua Minas Gerais, 598, na Pituba.

Do bolinho de rabada ao cupim ao camarão, o cardápio reúne pratos de memória afetiva. “É um aprofundamento, é um mergulho. Lá tem receitas que marcaram minha vida como a ambrosia, o giló, o chocolate rústico feito diretamente da semente do cacau. Hoje eu encontrei meu ponto de equilíbrio buscando uma comida simples, com a excelência que minha avó trazia. Uma comida para fazer feliz”, revela Emanuele.

Há três anos, a chef baiana decidiu fechar o restaurante The Butcher, surpreendendo os amantes de sua cozinha. Sentiu que já estava na hora de colocar em prática um projeto de 2012, o Bendita, inspirado na cozinha da avó. Com a chegada da pandemia, Emanuele ganhou muita visibilidade com o sucesso do delivery Rainha do Cupim, o mesmo cardápio do serviço oferecido pelo Benedita. Conhecida nacionalmente pelos seus assados, consultorias, cursos de churrasco e de cortes na formação de açougueiros, ela acredita que a Rainha do Cupim era um ensaio para abertura do restaurante.

“Com a morte da minha avó, na minha cabeça ficou ainda mais claro que a Rainha do Cupim já estava no caminho para ser Benedita. Os clientes notavam que a comida era caseira, com cheiro e tempero de casa de vó. O Benedita traz toda a referência de minha infância, da magia da cozinha da família, razões pelas quais eu me apaixonei pela gastronomia”, conta.

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário