Alma News

São João com tradição na Perini

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

As lembranças de São João são repletas de bandeirolas coloridas, barraquinhas enfeitadas e comidas e bebidas típicas, fogueiras, fogos e muito forró. Para acender as memórias juninas e entrar no clima dos festejos, que este ano continuam em família e sem aglomeração, a Perini está pronta para as comemorações, a caráter, com barracas decoradas e cheias de delícias próprias da época e preparadas especialmente para celebrar o São João e dar mais sabor às noites juninas.

Amendoim cozido, canjica, pamonha de milho, arroz doce, lelê, acaçá, pamonha de carimã, bolo de aipim, bolos de milho, bolo de tapioca e outras guloseimas produzidas artesanalmente estão prontas para servir e saborear. Quem quiser fazer sua própria comidinha junina, o setor de hortifruti está abastecido com os produtos que são a base da culinária, como milho verde, aipim, amendoim, laranja, coco e até pinhão, típico do sul do país.

Para acompanhar as comidinhas, não pode faltar o licor, feito com cachaça e frutas regionais. Os sabores mais tradicionais são de jenipapo, passas, jabuticaba, maracujá, tamarindo, mas tem também de cajá, banana, chocolate e até cupuaçu.  A bebida é tradição no São João, encontrada em todos ao arraias e servida nas casas nordestinas, principalmente, nos festejos juninos. Quer um licorzinho? Na Perini tem licor de vários sabores, aromas e texturas.

Na época junina, quando a família tem mais um motivo para se reunir, as crianças e os adultos também se deliciam com os doces em compota, doce de leite ou ambrosia, pé de moleque e paçoca, além de cocada de forno e de colher, queijadinha e quindim. São João, nas cidades do interior e na capital, é época de mesa farta, cheia de delícias preparadas, especialmente, para o período e que podem ser encontradas nas lojas Perini.

Imagem: reprodução

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário