Bem Viver

Serviço de Urologia do HAM sob nova coordenação

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

O uro-oncologista Augusto Modesto acaba de assumir a coordenação geral do serviço de Urologia do Hospital Aristides Maltez (HAM). Além de oferecer, prioritariamente, assistência em saúde através de cirurgias uro-oncológicas endoscópicas, laparoscópicas e de alta complexidade, o grupo integrado por sete urologistas também se dedica à educação continuada através da realização de cursos e simpósios, docência, coordenação de estágios e internatos. Isso sem falar no fellowship de uro-oncologia que, este ano, completa seis anos, e no estímulo à pesquisa, através do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Uro-Oncologia (NEPU), criado recentemente. Os médicos que integram a equipe coordenada por Augusto Modesto são Abraão Carneiro, André Costa Matos, Arnaldo Pinheiro, Felipe Reis, Hugo Novaes e Ricardo Freitas.

O HAM se destaca por ser um dos hospitais com maior volume de cirurgias oncológicas do Brasil. Fundado em 1952, o braço operacional da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC) é uma unidade filantrópica, sem fins lucrativos, especializada no tratamento do câncer que atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital recebe pacientes oriundos de praticamente todos os municípios da Bahia e até de outros estados limítrofes, recebendo, em média, mais de 3.500 pessoas por dia. Mais da metade das radioterapias e cirurgias oncológicas e pelo menos 36% dos tratamentos em quimioterapia da Bahia são realizados no Maltez.

Na foto, o médico Augusto Modesto (divulgação)

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário