No momento, você está visualizando Solisluna Editora inaugura livraria Terra Libris no Cine Glauber Rocha,  Centro Histórico de Salvador

Solisluna Editora inaugura livraria Terra Libris no Cine Glauber Rocha,  Centro Histórico de Salvador

A primeira rua do Brasil vai ganhar um espaço para reunir leitores de todas as idades, autores e autoras de todos os gêneros literários e editoras independentes de todo o país. No dia 14 de maio, quinta-feira, será inaugurada a livraria Terra Libris, localizada no Cine Glauber Rocha, em frente à Praça Castro Alves. E qual endereço poderia ser mais emblemático para uma livraria do que esse, onde fica o cinema de rua que leva o nome do mais importante cineasta baiano e está fincada a estátua do maior poeta do romantismo brasileiro?

A Terra Libris (em latim, Terra dos Livros) nasce da observação de Valéria Pergentino e Kin Guerra, sócios-editores da Solisluna Editora, sobre a ausência de livrarias de curadoria na capital baiana. “Nas nossas viagens e visitas a livrarias em diferentes cidades do mundo, ficou evidente como Salvador ainda precisa de mais espaços onde a literatura esteja no centro, no Centro da cidade, no centro do debate. Também sentimos isso de maneira muito concreta no trabalho editorial: temos muitas editoras parceiras pelo Brasil e, frequentemente, somos perguntados sobre onde realizar lançamentos e encontros literários por aqui. A escassez de espaços sempre nos incomodou. Quando surgiu a oportunidade de ocuparmos a livraria no Cine Glauber Rocha, um lugar simbólico e afetivamente muito importante para a cidade, ficamos imediatamente motivados”, conta Valéria Pergentino, que criou a Solisluna há 33 anos, junto ao parceiro, o artista visual Enéas Guerra.  

E se o conceito da Terra Libris pudesse ser descrito em uma palavra, essa palavra seria bibliodiversidade. “Um dos grandes diferenciais da Terra Libris é justamente o cuidado com a bibliodiversidade, especialmente com a presença de editoras independentes, que muitas vezes encontram pouco espaço nas grandes redes. A Terra Libris quer ser também um ponto de encontro para essas editoras, autores e leitores interessados em literatura viva, contemporânea e plural”, ressalta Kin Guerra.

Estar no espaço do Cine Glauber Rocha faz com que o diálogo entre literatura e cinema aconteça de forma muito natural. “São duas linguagens profundamente conectadas pelas narrativas, pela imaginação e pela capacidade de formar repertório e sensibilidades. Também pretendemos realizar clubes de leitura dedicados às relações entre cinema e literatura, debates, encontros e atividades que aproximem essas linguagens e seus públicos”, garante Kin. 

A inauguração da livraria Terra Libris é nesta quinta-feira, 14 de maio, às 19h, e contará com a beleza da música de Amadeu Alves (voz e violão), Juliana Alves (voz) e Chico Maia (percussão).  O evento é aberto ao público.

Foto: Enéas Guerra, Valéria Pergentino e Kin Guerra (Crédito Gabriela Bulhões)