Alma News

Velário da Colina Sagrada conta com arte contemporânea de Bel Borba

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana
A Colina Sagrada ficou mais linda na manhã desta sexta-feira (04 de outubro). O projeto arquitetônico e urbanístico de requalificação da Igreja do Bonfim ganhou novos contornos com a inauguração de dois espaços: o Velário e Água Benta. Uma missa campal marcou o evento que teve a participação de muitos fiéis.
O Velário conta com um painel em azulejo, assinado pelo artista plástico Bel Borba, e patrocinado pela família de André Guimarães .
O fundador da empresa, Sr. André Guimarães, falecido há sete anos, era devoto do Senhor do Bonfim, frequentava assiduamente as missas às sextas-feiras e distribuía, mensalmente, cestas básicas no local onde foi construído o Velário.
“Uma sexta-feira bem ao gosto de meu pai se estivesse vivo. Apoiar uma obra desta significação para os baianos e homenagear o nosso querido e saudoso pai é muita honra e muito prazer para nós e nossa organização”, afirma Denis Guimarães, diretor Comercial da André Guimarães Construções.
“O antigo espaço do Velário e Água Benta, além de inadequado do ponto de vista da segurança física do patrimônio, geravacerto tumulto e não atendia bem aos fiéis, ressalta Bel Borba, artista plástico.
“Este novo ambiente, mais reservado e com a implantação do painel prima, sobretudo, pela arte contemporânea, através de uma linguagem predominantemente minimalista, com uma cruz vazada no meio. E expressa   movimentos feitos com a tinta azul de porcelana que podem sugerir multidões, também remete ao mar e faz uma associação com a água salgada e água benta”, descreveu Bel
O projeto, assinado pela Sotero arquitetos, contam com espaços dentro e ao redor da Igreja  reposicionados ao longo de todo o casario da Praça, que ficado lado direito da Igreja.
“O novo complexo tem uma amplitude muito melhor, mais organizada e acessível, possibilitando aos fiéis uma rica experiência de imersão dentro de um verdadeiro santuário. O  complexo começa com as Capelas das Velas, da Água Benta e do Batismo. Os visitantes também contam  com oito módulos de confessionários, uma recepção para a entrada do Museu dos Ex-votos, Sala dos Milagres, a loja oficial do Bonfim e um café para degustação dos passantes”, afirma Mascarenhas.

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário