Gastrô

VIII Festival Gastronômico Sabores de Itacaré acontece em outubro

Alma Baiana
Escrito por Alma Baiana

Nacionalmente conhecido como um dos maiores projetos gastronômicos do estado da Bahia, o Festival Sabores de Itacaré entra para sua 8ª edição e acontecerá entre os dias 14 e 24 de outubro de 2021. Sempre com a proposta de valorização da agricultura familiar, neste ano, seguindo o que ocorreu em 2020, terá uma limitação de público em razão da pandemia. A novidade fica por conta da curadoria do chef Junior França.

Com a proposta de traçar a trajetória dos alimentos apresentados, o tema escolhido para esta edição é “Da Origem ao Prato”, destacando a história de cada ingrediente e todo o processo de produção e preparo até chegar à mesa do cliente. Seguindo o decreto estadual, o festival terá um esquema de entrada e saída que permitirá a presença de até 500 pessoas simultaneamente dentro do circuito gastronômico. A estimativa é de que duas mil pessoas visitem o espaço a cada dia.

Com uma programação que envolve cozinha show, feira gastronômica e apresentações artísticas e culturais, o festival do município da costa do cacau possibilitará ainda ao público uma imersão online no mundo dos produtores de diversas comunidades itacareenses, onde vídeos serão divulgados nas plataformas digitais do evento e dos restaurantes participantes.

Além disso, chefs locais renomados irão realizar oficinas gastronômicas abordando conteúdos com temas que valorizam os ingredientes locais, receitas de raiz, culinária afetiva, dicas práticas na cozinha, além de contarem um pouco das suas histórias e desafios.

Nessa 8ª edição será homenageado o ex-secretário de turismo de Itacaré, Júlio Oliveira, que durante sete anos esteve à frente do festival até falecer em junho deste ano. Quem assume a curadoria é o chef Junior França, que participa do festival desde o início.

“Fico muito honrado em estar à frente do Festival Sabores de Itacaré, que, pra mim, é um dos eventos mais importantes da Bahia. Desde a primeira edição do festival até hoje, vimos uma evolução na culinária e agricultura familiar da cidade, que se transformou em um dos grandes polos gastronômicos do estado”, conta.

Somado à parte gastronômica, o festival contará com uma programação especial com manifestações culturais e pocket shows de músicos locais a fim de promover os artistas da terra e ainda proporcionar mais diversão ao público. Neste ano não haverá concurso e competição entre os restaurantes, a fim de garantir que todos possam apresentar suas receitas de forma igualitária.

“Ano passado foi no formato das lives em função da pandemia, e este ano voltamos, aos poucos, às ruas. Os turistas e munícipes terão do dia 14 de outubro ao dia 2 de novembro para degustarem os pratos preparados para o festival. O Festival Sabores de Itacaré é um reforço na valorização do produtor, artistas e chefs locais” Disse o atual secretário de turismo, José Alves.

Para garantir a participação de todos no circuito gastronômico, o Festival inscreve os estabelecimentos interessados e, a eles cabem a criação de receitas exclusivas para o evento. Os inscritos ainda podem participar da feira gastronômica que será montada na Praça São Miguel, oferecendo seus pratos a preço popular – máximo R$20 – e montagem formato degustação. O festival ainda promove a feira da agricultura e do artesanato, sempre na busca pelo resgate da autoestima e valorização dos produtos nativos.

Outra boa nova é a manutenção da cozinha show kids, que movimenta o circuito no período vespertino entre as 15h e 16h diariamente, diferente da Cozinha Show oficial que acontece sempre entre as 19h e 21h. O VIII Festival Gastronômico Sabores de Itacaré é uma realização da Prefeitura Municipal de Itacaré, através da Secretaria de Turismo e do Governo da Bahia.

Imagens: reprodução

Sobre o Autor

Alma Baiana

Alma Baiana

O que acontece de interessante na Bahia: cultura, sociedade, arquitetura, decoração, gastronomia, moda, entretenimento e muito mais!

Faça um comentário